terça-feira, 18 de junho de 2013

SÃO PAULO PAROU

Do COADE

O COADE continua acompanhando os protestos contra o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo. Na tarde desta segunda-feira (17/06), membros deste Coletivo estiveram na quinta passeata do Movimento Passe Livre.

Mais de cem mil cidadãos ocuparam as ruas da cidade de forma pacífica. A polícia militar agiu como deveria sempre agir, sem violência, respeitando a vontade do povo.

Foi possível verificarmos, mais uma vez, que o movimento cresce a cada dia e não possui vínculo partidário. Não existe um líder mas coordenadores das ações.

A indignação existe por diversos motivos e não apenas devido ao aumento das tarifas. Não se trata de um movimento elitizado ou contra um ou outro governo. É uma ação coletiva da sociedade brasileira contra o status quo. Diante desse cenário, surge a efetiva possibilidade de que propostas de mudanças sejam apresentadas à nação.

Entendemos que estamos diante de uma das melhores chances das últimas décadas para que surja uma nova forma de entendimento do processo democrático e a reflexão sobre a aceitação ou não de seguirmos submetidos ao sistema que temos.

Reiteramos o nosso apoio ao movimento consolidando o direito à liberdade de opinião e manifestação!

SIGA O BLOG NO TWITTER!

2 comentários:

  1. A Sintese de todas as propostas é Democracia Direta, Fórum Participativa e Digital, JÁ!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Estávamos conversando hoje sobre os movimentos da sociedade civil organizada. É necessário deixar claro quais são as reivindicações e para não perder o foco e cair no esvaziamento, é necessário ter encaminhamentos, uma vez que pode ser muito abstrato ter pessoas nas ruas sem saber exatamente e de modo específico quais são os problemas da educação, da saúde dentre tantas outras que aparecem nas manifestações.
    Penso que seja necessário um canal de comunicação de lideranças com a grande massa para fazer um “direcionamento” e até mesmo repudiar os vândalos que tentam desqualificar o movimento e tirar sua legitimidade perante a nação, ainda bem que está muito claro para toda a sociedade que esses grupos de pessoas que saqueiam e quebram são pessoas isoladas a maioria absoluta quer dignidade e discutir o futuro do Brasil e dos brasileiros.
    Há um perigo sobre os rumos do movimento, uma vez que podem ser cooptados pela direita para uma reforminha tal como passar tinta em madeira podre. E necessário: reforma política, educação de verdade, saúde, moradia, transporte de qualidade e tudo que diz respeito à dignidade humana, na educação é necessário fazer uma verdadeira revolução, uma vez que os gastos são muitos, porém não se gasta com o essencial. Os professores estão esquecidos nas escolas, e os gastos são na burocracia estatal que não surte nenhum benefício na escola e para os alunos, continua a lousa e o giz, e as visões pedagógicas equivocadas. É necessário discutir o que é educação e quais são as reais necessidades para a juventude e m nossa sociedade atual.

    ResponderExcluir