Grupo 1
Encontro seja anual e aconteça em 2012
- Na Bahia
- Blogueiros organizados
- Conselho de comunicação
- Propostas:
- Nacional seja depois de todos os regionais
- Nacional e regionais sejam antes das eleições
- Regionais antes das eleições e nacional depois delas
- Propõe que saímos daqui com um compromisso de cobrir todos as regiões do país nos próximos encontros.
- Comissão nacional
- Buscar organização e interação com os blogueiros de toda América Latina
- Criação de um fórum Latino-Americano para isso
- Buscar organização e interação com os blogueiros de toda América Latina
- Seja ampliada
- Seja equilibrada entre todas as regiões do país
- Seja melhor discutida (critérios, composição, etc.)
- Esforço para a unificação dos contatos
- Criação de uma plataforma que compreenda todos os blogs (nos moldes da ‘noosfera’)
- Site que divulgue os blogueiros perseguidos politicamente
- Blog Próprio
- Fora do barão de Itararé, mas com a inclusão dele.
- Divulgação dos blogueiros perseguidos politicamente.
- Blogosfera não deveria reproduzir o ‘modus operandi’ da antiga política, verticalizada.
- Oficinas não deveriam ocorrer de forma simultânea
- Barão de Itararé assumir apoio jurídico aos blogueiros perseguidos ainda que subsidiados de alguma forma.
- Participantes deveriam poder interagir pela internet (perguntas, etc.)
- Dar maior visibilidade às favelas
- Moção de solidariedade ao companheiro Ismael que foi proibido de fazer qualquer comentário a respeito do Beto Richa e ele, Beto Richa deve ser tratado como inimigo da liberdade de imprensa e de expressão.
- Ratificar que seja mesmo criada uma cooperativa de advogados em apoio aos blogueiros processados.
- Que o blogueiros progressistas incorporem a banner do barão Itararé
- Tirar uma moção de apoio e reconhecimento a Raimundo Pereira (que na época da ditadura constituiu um importante papel na tentativa de criar uma mídia alternativa) pioneiro em nossa luta
- Moção explícita da necessidade de democratização das verbas de publicidade e modificação dos critérios adotados para a utilização da verba. Incluir o parágrafo da carta da Bahia sobre o assunto, lida em plenário.
- Apoio jurídico aos blogueiros censurados.
- Sobre o marco regulatório nós poderíamos ser mais específicos e mais detalhados, ressaltando alguns pontos.
- Ressalta as dificuldades de acompanhar os encontros presencialmente. Propõe que as oficinas tenham um melhor acompanhamento tecnológico, com gravação.
- Colocar as gravações num CD e divulgar a posteriori para os participantes e web participantes.
- Incluir na carta a necessidade da implementação de um conselho federal de comunicação incorporando as propostas do 1ª confecom
- Moção de solidariedade ao companheiro morto na Serra do Mel por conta de seu blog Edinaldo Figueira, morto na 4ª feira dia 15 com 8 tiros
- Esclarecimento melhor dos últimos 3 parágrafos que falam da organização dos estaduais
- Tratar da questão jurídica na censura aos blogs citados. Fazer um ato político, entrando com representação na Procuradoria Geral da União
- 1 dos itens deveria ser o estímulo de um debate sobre a reforma política. Sem defender qualquer proposta, mas ressaltar o debate.
- Defender a politização dos encontros de blogueiros.
- Considera a cooperativa jurídica é fundamental para o apoio aos blogueiros progressistas.
- Verba de publicidade deve ser democratizada.
- Sistemas de afiliados do governo federal
- Necessidade de levar as discussões para o campo rural
- Discutir a edu-comunicação já que ela está ausente em nossos debates.
- Delimitar na carta qual nossa proposta para o marco regulatório
- Transformar nossas propostas em bandeiras de luta, tirando 1 semana, para pautar nossas discussões.
- Divulgar a mesma solução adotada pelos pequenos provedores, utilizar os Cnaes para “redes de comunicação”.
- Reivindicar o mesmo tratamento dos jornais, na questão fiscal, para os blogueiros.
Discussões: Pessoa,estado – Ideia
Sugestões do Miro – Troca de experiências, Balanço do período, o que fazer daqui pra frente. Documento final sintético.
José Dimas – Avaliação bom econtro do pessoal em São Paulo. Acresenta a concentração de paulistas na comissão organizadora. Salienta que não está criticando a atual composição, não tirar quem ta hoje, mas acrescentar outros de diferentes estados onde há eventos BlogProg.
IIIBlogProg na Bahia – Representantes do governo da Bahia apoaindo, dando condições e garantias de não interferência do governo da Bahia
Inclusão de rádio comunitária na carta, Que seja em Julho não em Junho.
@Ro_anna, Niterói – Manter o encontro anual do BlogProg. Aumento de encontros regionais. Pondera que a comissão deve ser composta por pessoas com maior influência e capacidade de se reunir. Concorda com o Dimas, mas levanta a questão dos custos de reuniões da comissão organizadora.
Falou um pouco sobre o blog MariadaPenhaNeles
Diversidade de Gênero na comissão e nas mesas.
Geraldo Sales, Ceará – Elogiou a palestra do Marcos Lemos. Apoiou a permanência da comissão organizadora. Salienta a importância dos blogs regionais. Falou da experiência dos encontros regionais de Fortaleza e do Cariri. Elegiou a estrutura do encontro. Apoiou a anualidade do e a Bahia
Jonny Cael, Bahia – Democratizar a sociedade e a comunicação com o BlogProg. Combate a corrupção nos movimentos sociais, Abraço da Bahia. Rádios comunitárias. Manter o caráter progressista do Blog. Salienta a diversidade da internet. Conselho de comunicação e políticas públicas de Salvador. Blog de rádios comunitárias. Também apoia a Bahia para o 3blogprog
Joaquim Baonga – Representa patrocinadores. Revista Forum, Caros amigos. Patrocínios insuficientes, dificuldade de ser anual
Jorge Atual Carvalho, Maranhão – Blog Conversa de Feira. Blog como alternativa. Blogs Sarney e anti-Sarney. Sugere painel de blogues dos participantes do evento, para identificarmos os participantes e seus conteúdos. Questão da juventude na Blogoesfera. Encontros bianuais mas com possibilidade de encontros extraordinários.
Disponibilização de computadores para blogueiros
João Batista – Representatividade nacional na comissão organizadora. Lembra a fala de Comparato sobre a luta de poder. Abertura a apoio financeiro espontâneo. Patrocínio.
Zé Augusto, Amigos do Lula – Pensar em organização permanente. Possibilidade de organizar e captar recursos durante o ano. Falou da “Lei dos Meios”. Até que ponto devemos abrir para novos atores? Fomento aos blogues. Enfretar a Globo em nichos, não em massa. Isenção de impostos em papel de jornal e revistas. Publicação de balanços fora do jornais. Batalhar para ter programas de governo de apoio aos Blogues, estudais, federais e municipais. Blogues de grande audiência seram tratados com igualdade perante outros veículos. Fomentar a penetração de blogues nos cursos de jornalismo(profissionalmente). Estabelecer um blogue de jornalismo ético. Direito de resposta dentro dos blogues. Publicar íntegras de documentos, vídeos, entrevistas.
Supressão de No governo até o fim do ponto a) e de Nos últimos tempos até o fim do ponto b)
José Valente, Logística e transportes – Contraposição a grande imprensa. Formação do site Agência T1.com.br . Evento bianual devido a dificuldades de organização. Discorda de formação de estruturas fixas para o BlogProg. Salienta a importância de apresentarmos projetos prontos ao invés de somente cobrá-los.
Escrever uma carta de compromissos dos blogueiros, não de exigências ao governo.
Felipe Amaral, BH – Lembrou da apresentação dos Peruanos. Salienta relações entre blogoesfera e política. Falou que a blogoesfera o animou em sua participação política. “Filho da Blogoesfera” blogues fortaleceram sua posição política a favor de Lula. “Pig despolitiza as pessoas”. Blogue sobre filosofia. Etizratusta. Sobre o encontro, Aumentar a extensão do encontro, sendo bianual.
Flávia Amaral, BH – Blogues na campanha da Dilma. Fazer campanha após o susto do primeiro turno. Humor no blogue. Campanha em sala de aula. Reforça as sugestões do Felipe. Resumo dos blogs no crachá.
José Benedito de Oliveira, Bola – Mesas em horários diferentes. Blogue agregador.
Jeferson Paz – Blogues pautados pela mídia. Produção de conteúdo independente da pauta do PIG. Penetração de blogues nos cursos de jornalismo. Mesas em horários diferentes. Criação de critério para escolha do local do BlogProg
Combinar reclamações com propostas.
Marcelo, RN, @marcelosousarn – Maturidade do BlogProg. Discussão de poder na comunicação. Não demonização da imprensa velha. Projetos independente do governo. Manter anualidade, apoia Bahia.
Fernando Monteiro, BA – BlogProg BA. Encontro e bloguérios pró Jaques Wagner. Manter caráter independente do governo, disputar o governo. Manter encontro anual. Apoia a Bahia como local. Encontro em Julho. Defesa do Software Livre na carta
Julieta Palmeita, BA – Encontro na BA, nordeste. Encontro em 2012, anualidade discutida ano a ano. Democratização das verbas publicitárias. Defesa do Software Livre. Criação de associação.
Jameson, Pentecostes – AI5 digital deixado de lado pelo encontro, Falta de organização no tempo e nas mesas. Fazer encontro em 2012 e rever anualmente as datas.
Marceo, POA – Encontro com preparação das eleições de 2014.Aviso sobre preparação digital da direita. Retrasmissão do conteúdo direto. Lista dos particpantes.
João Bueno, BlogBueno – Formação de pauta pelos blogs. Solidariedade concreta pelos blogueiros. Portal de blogs.
Propostas Relatada
Substitutivo do Valente
O documento tem que ser de compromissos dos Blogueiros Progressistas em relação às questões, como segue:
O que nos une é a democratização da comunicação que somente acontecerá a partir de intensa e eficaz mobilização da sociedade brasileira. Ela não ocorrerá exclusivamente por conta dos governos ou do Congresso Nacional. A correlação de forças hoje nos é desfavorável, daí a necessidade de intensa mobilização social.
Nós, blogueiros progressistas, nos comprometemos a utilizar nossos blogs para um trabalho permanente de discussão de propostas, feitas por nós e pelos nossos leitores, considerando as propostas do governo e do Congresso Nacional, dos seguintes temas:
1. Marco regulatório dos meios de comunicação
2. Plano Nacional de Banda Larga
3. Liberdade de expressão na internet
4. Marco civil da internet
Essa proposta é substitutiva do texto oferecido pelos organizadores, nos itens a, b, c e d e seu parágrafo anterior.
Adicionar
Inclusão e Software Livre
Defender o uso de Plataformas abertas para desenvolvimeno de atividades na rede mundial de computadores, na perspectiva de demoratização da produção e acesso.
de Rádios comunitárias
Estimular à radiodifusão comunitária e a simplificação de sua regularização.
Garantia de participação das mulheres nos encontros
Será garantido o espaço à participação de blogueiras em todos os encontros de blogueiros progressistas visando a proteção a diversidade de gênero.
Bahia
O III Encontro Nacional de Blogueiros Progressists será na Bahia.
Julho e não Junho devido as festas juninas
Encontro nacional em Julho de 2012
Questão da divisão das verbas publicitárias
Nós, blogueiros progressistas, atuaremos na defesa de uma divisão isnômica das verbas publicitárias governamentais. Visando a a defesa da liberdade de expressão e da diversidade de ideias.
Comissão nacional adicionada de representantes dos BlogProgs estaduais que ocorreram 1 por cada
Para isso, a comissão organidora passará a ser formada por xxx, que já compunha a comissão anterior, e mais um membro de cada estado aonde foi realizado um encontro estudual dos blogueiros progressistas até hoje.
Ou
Para isso, a comissão organidora passará a ser formada por xxx, que já compunha a comissão anterior, e mais dois membros de cada região do país, eleitos a partir das comissões regionais.
Associação
Criação de uma Associação Nacional de Associações de Blogs Progressistas.
Propostas DE AÇÃO do grupo 3 – alterações no texto final
(Lúcio Uberdan e Marcelo)
- Pequenos provedores
Definir melhor o papel dos pequenos provedores no PNBL. É necessário que eles tenham acesso a Internet garantido pelo estado, conforme previsto nos contratos de concessão. Para tanto, a Banda Larga tem que estar decretada como serviço a ser prestado em regime público, obrigando por contrato a modicidade tarifária necessária para o atendimento das metas através de provedores que atuem no PNBL.
- Necessidade que o PNBL promova linhas de crédito para investimentos e modernização voltados aos pequenos provedores.
- Fazer com que o MEI (Micro Empreendedor Individual) abranja o trabalho de blogueiros, inclua-os em sua legislação e permita seu acesso ao supersimples
(Márcio Leal)
- Ampliar o debate sobre o Marco Regulatório e BL com a sociedade – fazer com que o assunto realmente atinja as esferas populares.
(Leandro de Jesus)
- Revogação imediata de leis, estatutos, regimentos ou códigos que contenham censura de funcionários públicos.
- Tornar hediondos (e,portanto, inafiançáveis) crimes associados à emissão de opinião (como assassinatos motivados pela emissão de opinião.)
(Johnny)
- Ampliar a divulgação dos gibis sobre o PNBL, torná-lo acessível a escolas e demais pontos públicos de distribuição de conteúdo impresso.
(Laércio)
- Buscar apoio com o ministério público nos estados em ações de fiscalização e de parcerias com a blogosfera progressista.
(Niara)
- Inclusão de uma mesa sobre o tema LGBT que contemple questões ligadas a preconceitos de gêneros,cor e raça , bem como a inclusão de mulheres em todas as mesas do encontro.
(Márcio Klein)
- Criação de conselhos e fundos de comunicação em todas as esferas públicas (municipais,estaduais e nacional)
(Milton)
- tornar claramente públicas as posições e opiniões de segmentos estratégicos da sociedade (igrejas,lideranças,entidades,canais de Tv etcetcetc)
- criação de um vídeo que conte, de forma didática,os temas discutidos no BlogProg (PNBL, marco regulatório,imprensa golpista etcetcetc). Esse vídeo deverá ser divulgado em canais públicos de difusão (Youtubes da vida) e,em DVD s a serem distribuídos em pontos públicos de distribuição de conteúdo físico.
**********
Proposta de inclusão na carta do II Blogprog:
(Niara)
Luta pelo fortalecimento do estado laico, que não deverá permitir a interferência de questões religiosas em assuntos da esfera pública.
Grupo 4
Relatorio
Radios comunitárias
Custos da organização
Ampliação da comissão organizadora
Diversidade de Gênero
Engajar a entrada da juventude na blogoesfera
Computadores durante o evento
Comissão nacional organizadora
Criação de site, abertura a apoio financeiro espontâneo
Pauta:
- Periodicidade
- Metodologia do evento (mesas) participação/abertura
- Nome da atividade
- Troca de experiências
- Balanço
- Que fazer daqui para frente
- Apoio aos encontros regionais
- Plataforma livre para a blogosfera
- Critérios para a nova comissão nacional
Periodicidade
- não participar de um evento que tenha caráter “cabo eleitoral”
- encontros regionais e nacionais todos os anos, mantida a autonomia dos estados em definir a periodicidade de seus encontros
- encontro nacional bienal (custos, agendas)
- regionais devem buscar formas para viablizar a participação de seus blogueiros no encontro nacional
- não encavalar as atividades regionais nas mesmas datas
- reunião entre comissões organizadoras regionais e nacional para definir a agenda de encontros
- maior integração entre as comissões regionais e a nacional
- indicativo: comissão nacional fomentar maior participação dos estados, estabelecer redes, listas e dar suporte aos blogueiros de áreas carentes
Metodologia
- estado que organizar o encontro nacional realizar uma atividade local na quinta-feira
- na elaboração do cronograma definir uma lista de temas a ser debatidos para que os blogueiros possam indicar nomes e definir quais temas darão mais prioridade
- condições essenciais para definição do local: ter banda larga de qualidade e ter dois links (um dedicado para streaming e outro aberto para blogar/twitar)
- ter ambiente virtual (tipo openfsm)
- profissionalizar a produção/organização do evento
- organizar um manual de captação de recursos
- oficinas sobre blogs, cultura digital, domínios, internet, neutralidade da rede, etc
Divulgação
- mais solidariedade entre os blogueiros
- ter compromisso em divulgar as atividades
- toda divulgação oficial deve ter registrada no blog
- levar os encontros para fora da blogosfera (universidades, fábricas, bairros, escolas, etc)
- blog do encontro, agregando todos os blogs regionais
- campanha permanente para arrecadação de fundos nacional com participação dos estados
Nome da atividade
- discute no plenário
Plataforma
- Blogoosfero – Plataforma livre para autonomia da blogosfera brasileira: Liberdade de hospedagem e administração de blogs e redes sociais próprias
- desenvolvimento de tecnologias nacionais
- educação digital para simplificar a comunicação com usuários finais
Que fazer
- ação conjunta entre blogueiros e sindicatos para garantir liberdade de acesso de rede e privacidade dos usuários
- fomentar a criação de pessoas jurídicas para viablizar a organização dos encontros
- fazer um cadastro mais completo (perfil sócio-econômico) dos inscritos nos encontros
- socializar as listas de e-mail, blogs, redes sociais, etc no blog do evento
- sincronizar o gravatar do wordpress/perfil do usuário do blogspot
Grupo 1
Encontro seja anual e aconteça em 2012
- Na Bahia
- Blogueiros organizados
- Conselho de comunicação
- Propostas:
- Nacional seja depois de todos os regionais
- Nacional e regionais sejam antes das eleições
- Regionais antes das eleições e nacional depois delas
- Propõe que saímos daqui com um compromisso de cobrir todos as regiões do país nos próximos encontros.
- Comissão nacional
- Buscar organização e interação com os blogueiros de toda América Latina
- Criação de um fórum Latino-Americano para isso
- Buscar organização e interação com os blogueiros de toda América Latina
- Seja ampliada
- Seja equilibrada entre todas as regiões do país
- Seja melhor discutida (critérios, composição, etc.)
- Esforço para a unificação dos contatos
- Criação de uma plataforma que compreenda todos os blogs (nos moldes da ‘noosfera’)
- Site que divulgue os blogueiros perseguidos politicamente
- Blog Próprio
- Fora do barão de Itararé, mas com a inclusão dele.
- Divulgação dos blogueiros perseguidos politicamente.
- Blogosfera não deveria reproduzir o ‘modus operandi’ da antiga política, verticalizada.
- Oficinas não deveriam ocorrer de forma simultânea
- Barão de Itararé assumir apoio jurídico aos blogueiros perseguidos ainda que subsidiados de alguma forma.
- Participantes deveriam poder interagir pela internet (perguntas, etc.)
- Dar maior visibilidade às favelas
- Moção de solidariedade ao companheiro Ismael que foi proibido de fazer qualquer comentário a respeito do Beto Richa e ele, Beto Richa deve ser tratado como inimigo da liberdade de imprensa e de expressão.
- Ratificar que seja mesmo criada uma cooperativa de advogados em apoio aos blogueiros processados.
- Que o blogueiros progressistas incorporem a banner do barão Itararé
- Tirar uma moção de apoio e reconhecimento a Raimundo Pereira (que na época da ditadura constituiu um importante papel na tentativa de criar uma mídia alternativa) pioneiro em nossa luta
- Moção explícita da necessidade de democratização das verbas de publicidade e modificação dos critérios adotados para a utilização da verba. Incluir o parágrafo da carta da Bahia sobre o assunto, lida em plenário.
- Apoio jurídico aos blogueiros censurados.
- Sobre o marco regulatório nós poderíamos ser mais específicos e mais detalhados, ressaltando alguns pontos.
- Ressalta as dificuldades de acompanhar os encontros presencialmente. Propõe que as oficinas tenham um melhor acompanhamento tecnológico, com gravação.
- Colocar as gravações num CD e divulgar a posteriori para os participantes e web participantes.
- Incluir na carta a necessidade da implementação de um conselho federal de comunicação incorporando as propostas do 1ª confecom
- Moção de solidariedade ao companheiro morto na Serra do Mel por conta de seu blog Edinaldo Figueira, morto na 4ª feira dia 15 com 8 tiros
- Esclarecimento melhor dos últimos 3 parágrafos que falam da organização dos estaduais
- Tratar da questão jurídica na censura aos blogs citados. Fazer um ato político, entrando com representação na Procuradoria Geral da União
- 1 dos itens deveria ser o estímulo de um debate sobre a reforma política. Sem defender qualquer proposta, mas ressaltar o debate.
- Defender a politização dos encontros de blogueiros.
- Considera a cooperativa jurídica é fundamental para o apoio aos blogueiros progressistas.
- Verba de publicidade deve ser democratizada.
- Sistemas de afiliados do governo federal
- Necessidade de levar as discussões para o campo rural
- Discutir a edu-comunicação já que ela está ausente em nossos debates.
- Delimitar na carta qual nossa proposta para o marco regulatório
- Transformar nossas propostas em bandeiras de luta, tirando 1 semana, para pautar nossas discussões.
- Divulgar a mesma solução adotada pelos pequenos provedores, utilizar os Cnaes para “redes de comunicação”.
- Reivindicar o mesmo tratamento dos jornais, na questão fiscal, para os blogueiros.
Discussões: Pessoa,estado – Ideia
Sugestões do Miro – Troca de experiências, Balanço do período, o que fazer daqui pra frente. Documento final sintético.
José Dimas – Avaliação bom econtro do pessoal em São Paulo. Acresenta a concentração de paulistas na comissão organizadora. Salienta que não está criticando a atual composição, não tirar quem ta hoje, mas acrescentar outros de diferentes estados onde há eventos BlogProg.
IIIBlogProg na Bahia – Representantes do governo da Bahia apoaindo, dando condições e garantias de não interferência do governo da Bahia
Inclusão de rádio comunitária na carta, Que seja em Julho não em Junho.
@Ro_anna, Niterói – Manter o encontro anual do BlogProg. Aumento de encontros regionais. Pondera que a comissão deve ser composta por pessoas com maior influência e capacidade de se reunir. Concorda com o Dimas, mas levanta a questão dos custos de reuniões da comissão organizadora.
Falou um pouco sobre o blog MariadaPenhaNeles
Diversidade de Gênero na comissão e nas mesas.
Geraldo Sales, Ceará – Elogiou a palestra do Marcos Lemos. Apoiou a permanência da comissão organizadora. Salienta a importância dos blogs regionais. Falou da experiência dos encontros regionais de Fortaleza e do Cariri. Elegiou a estrutura do encontro. Apoiou a anualidade do e a Bahia
Jonny Cael, Bahia – Democratizar a sociedade e a comunicação com o BlogProg. Combate a corrupção nos movimentos sociais, Abraço da Bahia. Rádios comunitárias. Manter o caráter progressista do Blog. Salienta a diversidade da internet. Conselho de comunicação e políticas públicas de Salvador. Blog de rádios comunitárias. Também apoia a Bahia para o 3blogprog
Joaquim Baonga – Representa patrocinadores. Revista Forum, Caros amigos. Patrocínios insuficientes, dificuldade de ser anual
Jorge Atual Carvalho, Maranhão – Blog Conversa de Feira. Blog como alternativa. Blogs Sarney e anti-Sarney. Sugere painel de blogues dos participantes do evento, para identificarmos os participantes e seus conteúdos. Questão da juventude na Blogoesfera. Encontros bianuais mas com possibilidade de encontros extraordinários.
Disponibilização de computadores para blogueiros
João Batista – Representatividade nacional na comissão organizadora. Lembra a fala de Comparato sobre a luta de poder. Abertura a apoio financeiro espontâneo. Patrocínio.
Zé Augusto, Amigos do Lula – Pensar em organização permanente. Possibilidade de organizar e captar recursos durante o ano. Falou da “Lei dos Meios”. Até que ponto devemos abrir para novos atores? Fomento aos blogues. Enfretar a Globo em nichos, não em massa. Isenção de impostos em papel de jornal e revistas. Publicação de balanços fora do jornais. Batalhar para ter programas de governo de apoio aos Blogues, estudais, federais e municipais. Blogues de grande audiência seram tratados com igualdade perante outros veículos. Fomentar a penetração de blogues nos cursos de jornalismo(profissionalmente). Estabelecer um blogue de jornalismo ético. Direito de resposta dentro dos blogues. Publicar íntegras de documentos, vídeos, entrevistas.
Supressão de No governo até o fim do ponto a) e de Nos últimos tempos até o fim do ponto b)
José Valente, Logística e transportes – Contraposição a grande imprensa. Formação do site Agência T1.com.br . Evento bianual devido a dificuldades de organização. Discorda de formação de estruturas fixas para o BlogProg. Salienta a importância de apresentarmos projetos prontos ao invés de somente cobrá-los.
Escrever uma carta de compromissos dos blogueiros, não de exigências ao governo.
Felipe Amaral, BH – Lembrou da apresentação dos Peruanos. Salienta relações entre blogoesfera e política. Falou que a blogoesfera o animou em sua participação política. “Filho da Blogoesfera” blogues fortaleceram sua posição política a favor de Lula. “Pig despolitiza as pessoas”. Blogue sobre filosofia. Etizratusta. Sobre o encontro, Aumentar a extensão do encontro, sendo bianual.
Flávia Amaral, BH – Blogues na campanha da Dilma. Fazer campanha após o susto do primeiro turno. Humor no blogue. Campanha em sala de aula. Reforça as sugestões do Felipe. Resumo dos blogs no crachá.
José Benedito de Oliveira, Bola – Mesas em horários diferentes. Blogue agregador.
Jeferson Paz – Blogues pautados pela mídia. Produção de conteúdo independente da pauta do PIG. Penetração de blogues nos cursos de jornalismo. Mesas em horários diferentes. Criação de critério para escolha do local do BlogProg
Combinar reclamações com propostas.
Marcelo, RN, @marcelosousarn – Maturidade do BlogProg. Discussão de poder na comunicação. Não demonização da imprensa velha. Projetos independente do governo. Manter anualidade, apoia Bahia.
Fernando Monteiro, BA – BlogProg BA. Encontro e bloguérios pró Jaques Wagner. Manter caráter independente do governo, disputar o governo. Manter encontro anual. Apoia a Bahia como local. Encontro em Julho. Defesa do Software Livre na carta
Julieta Palmeita, BA – Encontro na BA, nordeste. Encontro em 2012, anualidade discutida ano a ano. Democratização das verbas publicitárias. Defesa do Software Livre. Criação de associação.
Jameson, Pentecostes – AI5 digital deixado de lado pelo encontro, Falta de organização no tempo e nas mesas. Fazer encontro em 2012 e rever anualmente as datas.
Marceo, POA – Encontro com preparação das eleições de 2014.Aviso sobre preparação digital da direita. Retrasmissão do conteúdo direto. Lista dos particpantes.
João Bueno, BlogBueno – Formação de pauta pelos blogs. Solidariedade concreta pelos blogueiros. Portal de blogs.
Propostas Relatada
Substitutivo do Valente
O documento tem que ser de compromissos dos Blogueiros Progressistas em relação às questões, como segue:
O que nos une é a democratização da comunicação que somente acontecerá a partir de intensa e eficaz mobilização da sociedade brasileira. Ela não ocorrerá exclusivamente por conta dos governos ou do Congresso Nacional. A correlação de forças hoje nos é desfavorável, daí a necessidade de intensa mobilização social.
Nós, blogueiros progressistas, nos comprometemos a utilizar nossos blogs para um trabalho permanente de discussão de propostas, feitas por nós e pelos nossos leitores, considerando as propostas do governo e do Congresso Nacional, dos seguintes temas:
1. Marco regulatório dos meios de comunicação
2. Plano Nacional de Banda Larga
3. Liberdade de expressão na internet
4. Marco civil da internet
Essa proposta é substitutiva do texto oferecido pelos organizadores, nos itens a, b, c e d e seu parágrafo anterior.
Adicionar
Inclusão e Software Livre
Defender o uso de Plataformas abertas para desenvolvimeno de atividades na rede mundial de computadores, na perspectiva de demoratização da produção e acesso.
de Rádios comunitárias
Estimular à radiodifusão comunitária e a simplificação de sua regularização.
Garantia de participação das mulheres nos encontros
Será garantido o espaço à participação de blogueiras em todos os encontros de blogueiros progressistas visando a proteção a diversidade de gênero.
Bahia
O III Encontro Nacional de Blogueiros Progressists será na Bahia.
Julho e não Junho devido as festas juninas
Encontro nacional em Julho de 2012
Questão da divisão das verbas publicitárias
Nós, blogueiros progressistas, atuaremos na defesa de uma divisão isnômica das verbas publicitárias governamentais. Visando a a defesa da liberdade de expressão e da diversidade de ideias.
Comissão nacional adicionada de representantes dos BlogProgs estaduais que ocorreram 1 por cada
Para isso, a comissão organidora passará a ser formada por xxx, que já compunha a comissão anterior, e mais um membro de cada estado aonde foi realizado um encontro estudual dos blogueiros progressistas até hoje.
Ou
Para isso, a comissão organidora passará a ser formada por xxx, que já compunha a comissão anterior, e mais dois membros de cada região do país, eleitos a partir das comissões regionais.
Associação
Criação de uma Associação Nacional de Associações de Blogs Progressistas.
Propostas DE AÇÃO do grupo 3 – alterações no texto final
(Lúcio Uberdan e Marcelo)
- Pequenos provedores
Definir melhor o papel dos pequenos provedores no PNBL. É necessário que eles tenham acesso a Internet garantido pelo estado, conforme previsto nos contratos de concessão. Para tanto, a Banda Larga tem que estar decretada como serviço a ser prestado em regime público, obrigando por contrato a modicidade tarifária necessária para o atendimento das metas através de provedores que atuem no PNBL.
- Necessidade que o PNBL promova linhas de crédito para investimentos e modernização voltados aos pequenos provedores.
- Fazer com que o MEI (Micro Empreendedor Individual) abranja o trabalho de blogueiros, inclua-os em sua legislação e permita seu acesso ao supersimples
(Márcio Leal)
- Ampliar o debate sobre o Marco Regulatório e BL com a sociedade – fazer com que o assunto realmente atinja as esferas populares.
(Leandro de Jesus)
- Revogação imediata de leis, estatutos, regimentos ou códigos que contenham censura de funcionários públicos.
- Tornar hediondos (e,portanto, inafiançáveis) crimes associados à emissão de opinião (como assassinatos motivados pela emissão de opinião.)
(Johnny)
- Ampliar a divulgação dos gibis sobre o PNBL, torná-lo acessível a escolas e demais pontos públicos de distribuição de conteúdo impresso.
(Laércio)
- Buscar apoio com o ministério público nos estados em ações de fiscalização e de parcerias com a blogosfera progressista.
(Niara)
- Inclusão de uma mesa sobre o tema LGBT que contemple questões ligadas a preconceitos de gêneros,cor e raça , bem como a inclusão de mulheres em todas as mesas do encontro.
(Márcio Klein)
- Criação de conselhos e fundos de comunicação em todas as esferas públicas (municipais,estaduais e nacional)
(Milton)
- tornar claramente públicas as posições e opiniões de segmentos estratégicos da sociedade (igrejas,lideranças,entidades,canais de Tv etcetcetc)
- criação de um vídeo que conte, de forma didática,os temas discutidos no BlogProg (PNBL, marco regulatório,imprensa golpista etcetcetc). Esse vídeo deverá ser divulgado em canais públicos de difusão (Youtubes da vida) e,em DVD s a serem distribuídos em pontos públicos de distribuição de conteúdo físico.
**********
Proposta de inclusão na carta do II Blogprog:
(Niara)
Luta pelo fortalecimento do estado laico, que não deverá permitir a interferência de questões religiosas em assuntos da esfera pública.
Grupo 4
Relatorio
Radios comunitárias
Custos da organização
Ampliação da comissão organizadora
Diversidade de Gênero
Engajar a entrada da juventude na blogoesfera
Computadores durante o evento
Comissão nacional organizadora
Criação de site, abertura a apoio financeiro espontâneo
Pauta:
- Periodicidade
- Metodologia do evento (mesas) participação/abertura
- Nome da atividade
- Troca de experiências
- Balanço
- Que fazer daqui para frente
- Apoio aos encontros regionais
- Plataforma livre para a blogosfera
- Critérios para a nova comissão nacional
Periodicidade
- não participar de um evento que tenha caráter “cabo eleitoral”
- encontros regionais e nacionais todos os anos, mantida a autonomia dos estados em definir a periodicidade de seus encontros
- encontro nacional bienal (custos, agendas)
- regionais devem buscar formas para viablizar a participação de seus blogueiros no encontro nacional
- não encavalar as atividades regionais nas mesmas datas
- reunião entre comissões organizadoras regionais e nacional para definir a agenda de encontros
- maior integração entre as comissões regionais e a nacional
- indicativo: comissão nacional fomentar maior participação dos estados, estabelecer redes, listas e dar suporte aos blogueiros de áreas carentes
Metodologia
- estado que organizar o encontro nacional realizar uma atividade local na quinta-feira
- na elaboração do cronograma definir uma lista de temas a ser debatidos para que os blogueiros possam indicar nomes e definir quais temas darão mais prioridade
- condições essenciais para definição do local: ter banda larga de qualidade e ter dois links (um dedicado para streaming e outro aberto para blogar/twitar)
- ter ambiente virtual (tipo openfsm)
- profissionalizar a produção/organização do evento
- organizar um manual de captação de recursos
- oficinas sobre blogs, cultura digital, domínios, internet, neutralidade da rede, etc
Divulgação
- mais solidariedade entre os blogueiros
- ter compromisso em divulgar as atividades
- toda divulgação oficial deve ter registrada no blog
- levar os encontros para fora da blogosfera (universidades, fábricas, bairros, escolas, etc)
- blog do encontro, agregando todos os blogs regionais
- campanha permanente para arrecadação de fundos nacional com participação dos estados
Nome da atividade
- discute no plenário
Plataforma
- Blogoosfero – Plataforma livre para autonomia da blogosfera brasileira: Liberdade de hospedagem e administração de blogs e redes sociais próprias
- desenvolvimento de tecnologias nacionais
- educação digital para simplificar a comunicação com usuários finais
Que fazer
- ação conjunta entre blogueiros e sindicatos para garantir liberdade de acesso de rede e privacidade dos usuários
- fomentar a criação de pessoas jurídicas para viablizar a organização dos encontros
- fazer um cadastro mais completo (perfil sócio-econômico) dos inscritos nos encontros
- socializar as listas de e-mail, blogs, redes sociais, etc no blog do evento
- sincronizar o gravatar do wordpress/perfil do usuário do blogspot
SIGA O BLOG NO TWITTER!
Nenhum comentário:
Postar um comentário