quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A REDE GLOBO MENTE



Há mais de 50 anos, Cuba vive sob o regime socialista, ou comunista, por que só agora o Jornal Nacional dedica uma semana para tratar do assunto? Em 45 anos de Rede Globo, poderíamos contar os raros minutos destinados à cobertura sobre a Ilha socialista, que, em 1961, sob uma campanha nacional envolvendo universitários voluntários, erradicou o analfabetismo de sua história, como também a desnutrição, o trabalho infantil, o trabalho escravo, dentre outras conquistas, que lhe dão lastro para ser bem avaliada na questão dos direitos humanos pela ONU (é só conferir aqui).

Notícias dignas para divulgar são muitas: a Ilha socialista já produz vacina (entre tantas outras) terapêutica para tratamento do câncer de pulmão; a cada ano vem melhorando sua posição no ranking dos países no que diz respeito ao Índice de Desenvolvimento Humano; foi pioneira em várias áreas, inclusive, a primeira mulher aviadora foi cubana; a 33ª versão do Festival de Cinema Latino-Americano de Havana, que acontece anualmente em Cuba, premiou o ator Rodrigo Santoro, no domingo, dia 11, como melhor ator por sua atuação em Heleno, do diretor José Henrique Fonseca sobre a vida de Heleno de Freitas, famoso jogador brasileiro.

Também é estranho que o Jornal Nacional insista em não reconhecer as eleições cubanas, realizadas e constitucionalmente garantidas, de cinco em cinco anos. Nestas eleições, são escolhidos os deputados da Assembleia Nacional Popular, cuja representatividade é indiscutível, uma vez que o processo eleitoral começa pela escolha de um representante por bairro, municipalidade, província, numa verdadeira democracia participativa. Qual cidade brasileira pode se orgulhar de ter representado em sua Câmara de Vereadores, cada bairro que compõem o município?

E mais: que as eleições são financiadas por recursos públicos e que um deputado ganha o salário de sua categoria e não o salário que ele acha que deve ganhar.

Recentemente, a apresentadora Ana Maria Braga recebeu em seu programa o representante do consulado norte-americano para ensinar uma receita de peru. Fica aqui a sugestão para a Ana Maria Braga, que também foi vítima de um câncer e tem a noção do que isto significa: que convide o cônsul ou embaixador de Cuba no Brasil, para falar dos avanços científicos no campo da oncologia em seu país e quanta gente poderia ser ajudada, pelo premiado sistema de saúde em Cuba...

Um país que há mais de 50 anos erradicou a praga do analfabetismo e por constituição define que cada cubano tem o dever e o direito de não ser um analfabeto científico, e que recentemente realizou um congresso de seu partido comunista para discutir com toda a população as mudanças necessárias, nunca deveria ser cunhado de ditatorial!

Se tempo no poder é sinômimo de ditatura, e não de reconhecimento e fidelidade, por que a Rede Globo ostenta com orgulho seus 45 anos de concessão pública nas mãos da família de Roberto Marinho?


Clique aqui para ler “Contra fatos, não há argumentos: 28 dados sobre Cuba”

SIGA O BLOG NO TWITTER!

4 comentários:

  1. lá o tratamento de cancer é tão bom que hugo chavez foi se tratar em cuba,e chamou médicos Europeus pra cuidar dele.

    A desnutrição foi erradicada,mas a maioria dos cubanos não tem óleo de cozinha,nem fogão a gás.

    As eleições são tão democráticas,que só quem é do partido do fidel participa.

    O sistema de saúde lá é como se fosse um SUS piorado.Com menos recursos,e com uma demora maior.

    Os vizinhos de cuba porto rico,costa rica,panamá etc... estão muito melhores que a ilha comunista.Se cuba fosse bom,não haveria mais de 2 milhões de cubanos em Miami.Pense nisso companheiro!

    ResponderExcluir
  2. Informe-se, Prezado(a) Anônimo(a)!

    Deixe de se submeter à alienação do PIG!

    Aproveite e deixe de ser anônimo para que o debate possa ser feito.

    Saudações Libertárias!

    ResponderExcluir
  3. PORQUE DISCUTIR CUBA SE AQUI MESMO NO NOSSO ABENÇOADO BRASIL PRECISAMOS COM URGÊNCIA DE UMA DISCUSSÃO GERAL E IRRESTRITA DOS DESMANDOS PRATICADOS PELOS NOSSOS POLÍTICOS DO QUAL NÓS SOMOS OBRIGADO A VOTAR NO NOSSO DIREITO A DEMOCRACIA... O BRASIL É AQUI E NÃO É EM CUBA... REDE GLOBO DEIXA DE SER RIDÍCULA E SE VOLTE PARA O POVO BRASILEIRO ONDA A SAÚDE E MORADIA ESTÁ UM CAOS, ONDE RECEBEMOS UM SALÁRIO MÍNIMO DE FOME, ONDE LADRÕES SE ELEGEM NÃO SEI COMO, ONDE A POLÍTICA DAS ELEIÇÕES TEM QUE SER REVISTA E APRIMORADA PARA QUE AS MESMAS COBRAS NÃO SE ELEGEM EM TODAS ELAS, POVO NÃO VOTE NO OBA OBA E ANALISEM BEM OS CANDIDATOS QUE EU SEI QUE NO MEIO DESSA CORJA TODA TEM GENTE BOA E DE BOA INTENÇÃO, PENSEM NISSO UM POUQUINHO E VAMOS FALAR SÉRIO...

    ResponderExcluir
  4. Ventura,
    A rede Globo "esqueceu" de dizer na reportagem, que, o capitalismo selvagem capitaneado pelos EUA e com o apoio dos meios de comunicação neoliberal, pode entrar em Cuba e fazer reportagem e falar mentiras, como fez a Globo. Nos EUA o cidadão é humilhado pra entrar no pai símbolo do capitalismo selvagem. Centenas de imigrantes que são assassinados todos os anos pelos EUA durante a travessia para o "paraíso" neoliberal, não faz parte da estatística da didatura norte-americana, que, prega a democracia. Os meios de comunicação alinhados aos EUA, o qual a globo é ferrenha defensora, não tratam do prédio de Guantánamo, que, tem centenas de inocentes sendo torturados como se fossem terroristas. Esse campo de concentração em nome do capitalismo pode. Sócrates, disse com muita propriedade num das últimas entrevistas que concedeu a Gabi Gabriela, que, vergonhosos são os EUA que invade outros países e assassina cidadão comum sem pedir autorização com o apoio da ONU.Cuba não invade nenhum pais pra assassinar pessoas, disparou.

    ResponderExcluir