segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
SEMANA COMEÇA COM ATOS DE SOLIDARIEDADE AO PINHEIRINHO
A ação violenta de reintegração de posse realizada pela Polícia Militar, neste domingo, contra cerca de 2 mil famílias da Ocupação Pinheirinho, em São José dos Campos, teve repercussão nacional e internacional.
Do Solidariedade Pinheirinho
Nesta segunda-feira, dia 23, manifestações de solidariedade aos moradores e contra a desocupação aconteceram desde a madrugada e várias cidades têm atos programados.
Em São José dos Campos, a partir das 4h30 da manhã, representantes de entidades sindicais, estudantis e do movimento social se dirigiram às fábricas da cidade para realizar panfletagem e assembleias com os trabalhadores. Houve atividade em fábricas como a General Motors, Ti Brasil e Johnson & Johnson.
O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) também na manhã de hoje realizou uma passeata em Sumaré/SP, na avenida Anhanguera, em frente à montadora Honda.
A partir das 10 horas, sindicatos e movimentos sociais realizaram uma manifestação na Praça Afonso Pena, no centro de São José dos Campos. Os manifestantes saíram em passeata pelas ruas do centro. Houve ainda protesto em frente ao Palácio do Governo do Estado de São Paulo.
Confira relação dos atos contra a desocupação do Pinheirinho, neste dia 23:
• Belo Horizonte - 16h na Praça da Liberdade
• Porto Alegre - 12h na Esquina Democratica
• Belém - 09h na ALEPA
• Brasília – 10h30 no gramado do Congresso Nacional
• Teresina - 14h, Praça do Fripisa
• Rio de Janeiro - 16h Largo da Carioca, Centro•
- Franca (SP) - - 17h no Terminal de Ônibus
- Curitiba - 17h na Boca Maldita
• Londrina - 18h no Calçadão
• Juiz de Fora - 17h no calçadão
• Guarulhos/SP - 17h Praça da Matriz
• Fortaleza - 17h na Rua 13 de maio
• Macaé - 17h na Praça Veríssimo Melo
Ainda no dia de ontem cerca de 500 pessoas se reuniram na região da Avenida Paulista, em São Paulo, em protesto contra a ação da PM.
A reintegração de posse do Pinheirinho foi um dos assuntos mais comentados no dia de ontem nas redes sociais. No Twitter, a chamada "#Pinheirinho" apareceu no Trending Topics, o ranking com os assuntos mais comentados do momento, do Brasil e também de São Paulo. Nesta segunda, o assunto voltou ao tópico nacional.
"Chamamos a solidariedade de toda a população e de todas as entidades sindicais, populares, estudantis e da sociedade civil. É preciso repudiar veementemente o festival de violência praticado pelos governos do PSDB e exigir o fim da reintegração de posse", afirma o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e membro da Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Luiz Carlos Prates, o Mancha.
SIGA O BLOG NO TWITTER!
Postado por
Rodrigo Sérvulo da Cunha
às
14:41
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Assassinatos,
Geraldo Alckmin,
Governo tucano,
PIG,
Pinheirinho,
Repressão,
Solidariedade,
Tortura,
Violência
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário