Diversos movimentos sociais de Recife pretendem transformar a área do antigo Hospital Psiquiátrico da Tamarineira, em Parque Educador Paulo Freire através de um abaixo-assinado realizado por seus admiradores incluindo a educadora Ana Maria Araújo Freire, Nita Freire, viúva de Paulo. Nada mais justo para a memória deste que foi um dos maiores educadores da história brasileira. Triste é verificar que a maioria do povo brasileiro, que ele tanto respeitou e acreditou, mal sabe que ele existiu, afinal a velha comunicação social que temos nunca se importou em divulgar a importância do seu trabalho. Para essa velha mídia, pessoas como Freire são perigosas por apresentarem propostas de uma educação ética e emancipatória (HÁ 16 ANOS SERRA-ALCKMIM DESPREZAM A ÉTICA NA EDUCAÇÃO ).
PAULO FREIRE VIVE!
Abaixo-assinado Pedido de nomeação de “Parque Educador Paulo Freire”, no Recife.
Excelentíssimo Senhor Prefeito da Cidade do Recife
Dr. João da Costa
Nós, educadores,educadoras e militantes sociais das mais diferentes regiões do Brasil, queremos expressar a V. Excia, por meio desta Carta-Manifesto, nosso desejo e proposta de que se nomeie a área do antigo Hospital Psiquiátrico da Tamarineira de “Parque Educador Paulo Freire”.
Paulo Freire, cidadão do Recife que se fez cidadão do mundo, respeitado e acatado por intelectuais, por artistas, por lideranças políticas e religiosas, pela gente humilde, por universidades e governos de países dos mais diferentes matizes ideológicos e culturais, jamais se esqueceu de sua terra natal, onde cresceu, estudou e aprendeu a se solidarizar e lutar até o último dia de sua vida em prol da promoção política, social e cultural dos oprimidos e oprimidas, dos excluídos e excluídas.
Nada mais justo, entendemos, que a sua cidade natal acolha o seu nome num lugar que terá certamente a sua “cara”: um parque repleto de mangueiras, jaqueiras e caramboleiras, visitadas pelos pássaros cantantes, cenário decantado por ele em muitos de seus livros, pois deste convívio com a natureza, desde quando viveu seus primeiros anos de vida na Estrada do Encanamento, no Recife, ele nunca se apartou.
Queremos, em setembro de 2011, na data em que Paulo Freire faria 90 anos de seu nascimento, unir, indissoluvelmente, sua pessoa sábia e profética ao destino possível do Recife, como a cidade que valoriza os seus líderes e pensadores, que enobrece a boniteza de sua gente e a sua natureza tropical exuberante, legando à sua população, dentro do projeto de cidade voltada para o futuro e para o bem estar de seus cidadãos e visitantes, o “Parque Educador Paulo Freire”.
Contando com a sua enorme capacidade de entender a história com sua generosidade para com os que generosamente amaram a sua cidade, com sua sensibilidade e sua forte convicção de que o Recife tem tudo para voltar a ser a grande metrópole do Nordeste, e tendo a certeza de que as gerações futuras hão de reconhecer o valor histórico desta justa homenagem ao recifense que se tornou o maior educador brasileiro
Subscrevemo-nos.
13 de outubro de 2010.
Ana Maria Araújo Freire (Nita Freire)
Participe do abaixo-assinado.
SIGA O BLOG NO TWITTER!
Nenhum comentário:
Postar um comentário