CRÔNICAS

QUE VENHA 2011!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Antes de terminar o ano, eu não poderia deixar de escrever sobre a sua importância. Isso porque vivemos um ano especial. Foi em 2010 que o Mídia Caricata surgiu e junto aos blogueiros independentes e inconformados com o poder da monarquia midiática tupiniquim, que infesta desde sempre a comunicação social brasileira, nos solidificamos definitivamente na mesma trincheira contra a censura e o autoritarsimo midiático em defesa da democracia.

Foi possível a realização da primeira Conferência Nacional de Blogueiros Progressistas no mês de agosto em São Paulo reunindo cidadãos de inúmeras regiões do país que "deram a cara a tapa" contra o PIG. Naquele momento foi deflagrado o início da, efetiva, luta pela democratização (sem mídia democratizada não há democracia!). O evento foi, inesperadamente, um sucesso.

Definitivamente, o Partido da Imprensa Golpista foi desnudado (sim, a monarquia estava nua!). Foi possível esclarecer as práticas pestilentas da meia dúzia de famílias que dominam os meios de comunicação e a que nível essa tchurma chega para não perder o trono.

A eleição presidencial foi, mais uma vez, uma baixaria sem fim por parte dos "nobres". Inúmeros ataques foram realizados desde a sexualidade até a acusação de ser assassina de criancinhas apontandos para a, então, candidata do governo Dilma Rousseff. Situação que foi mantida durante os oito anos do governo Lula. Uma "tempestade" de mentiras e tentativas de golpe contra o operário e, para eles, um estranho no poder (Relembre).

Os blogs ditos "sujos" pelo nada saudoso candidato derrotado fizeram o contraponto desmascarando as mentiras inventadas pela velha mídia para colaborar, sem qualquer escrúpulo, com o seu candidato/amigo.
Os absurdos foram muitos mas o maior de todos foi a invenção do "ataque" com a bolinha de papel que de tão absurdo virou samba.

Ao final foi possível assistir, mais uma vez, a esperança vencendo o medo e participar da história elegendo pela primeira vez uma mulher para o cargo mais importante da República.

É preciso reiterar que os blogueiros independentes e progressistas apenas venceram uma batalha e que a "guerra" está apenas começando. A movimentação ocorrida na internet e na realização da primeira Conferência não podem parar. Pelo contrário! Cabe aos "sujinhos" fomentar o debate rumo a uma sociedade democrática que respeite a Constituição Federal (Lei de Mídia neles!).

Os próximos quatro anos prometem muitos debates nesse sentido e em 2011 ocorrerá a segunda Conferência Nacional de Blogueiros Progressistas em maio (ainda sem local definido) e o estado de São Paulo realizará a sua primeira Conferência nos dias 18,19 e 20 de março.

Que venha 2011 e com ele a consolidação da liberdade democrática!

 

 NÓS, OS DERROTADOS

segunda-feira, 29 de novembro de 2010




Nos últimos dias a velha mídia nacional tem praticado a costumeira pirotecnia acerca dos conflitos existentes entre policiais, exército e o tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Com os mesmos argumentos maniqueístas em manchetes e textos, é possível verificar a venda de uma suposta luta entre o bem (policiais e exército) e o mal (tráfico de drogas).

Vejo pela TV a cobertura de mais esse show midiático e ouço, como num jogo de futebol, comentaristas fazendo suas "apostas" sobre o que irá acontecer no momento seguinte até que um deles convoca a população para comemorar o feito da conquista do território inimigo, ou seja, mais uma vez a questão da violência é tratada de forma absolutamente irresponsável e simplista. Comemorar o que, servidor do PIG!? Acorde e veja a que ponto chegamos. Uma verdadeira guerra entre cidadãos brasileiros se torna entretenimento e o vencedor herói!? Esse herói está a serviço de quem? As respostas certamente estão no alto índice de audiência que o fato é capaz de captar e, a partir daí, engordar os cofres da emissora (concessão pública).

A questão que merece reflexão é a de que vivemos numa sociedade pautada por uma entidade maior com força e vontade próprias: o "deus mercado" (sim, esse deus existe!). Junto a ele o sistema capitalista que tem em suas vísceras, a tão "combatida" violência.

Assim como a morte para todo ser vivo, tal sistema tem como inexorável o objetivo do consumo ilimitado, de tornar a ganância algo aceitável bem como a eterna busca do privilégio e da diferenciação. Nós, seres humanos, fomos adestrados a aceitar o convívio em sociedade baseado em valores materiais e estéticos. Passamos diariamente por um processo de coisificação sendo transportados do mundo do ser para o mundo do ter.

Diante disso, não há nenhum espanto em verificar o crescimento do narcotráfico que passou a tomar o lugar do Estado nos locais onde este não quer chegar. O Estado sob a ética capitalista só reza na bíblia da barbárie! Nos acostumamos com a perversão.Ele assume o papel de conivente com o sistema de poucos e reafirma ideologicamente que a realização nunca é plena e há sempre o que ser conquistado através de muita competição e com isso, obviamente, o fomento do mercado. Não há a percepção de coexistência, apenas o individualismo. Não existe a garantia da dignidade a todos por simples desrespeito ao cidadão gerando marginalidade e miséria. Somos o resultado da mais-valia sofisticada com a máscara da indústria cultural.

Daí surge a verificação inequívoca de que se trata de uma sociedade caótica, sem perspectiva de futuro que empurra novas gerações, literalmente, ao fogo cruzado. O futuro é apenas o da exploração do homem pelo homem.

Para manter seus interesses o PIG e o Estado já comemoram a vitória do seu "bem" que não decide a guerra (ela não pode parar). O sistema capitalista e seus tentáculos não querem, efetivamente, acabar com o tráfico. Ao contrário. Ele continua pronto para reestabelecer novas lideranças que substituam as que foram derrubadas. O importante é que tudo funcione no seu devido lugar sem que se desrespeite fronteiras.

Enquanto o Estado que temos não for revisto, problemas como o do narcotráfico e da violência não terão solução restando aos brasileiros o fingimento de que vivemos numa sociedade saudável e democrática. O que se viu no último final de semana na capital fluminense foi a vitória da hipocrisia.

Não existem vencedores apenas derrotados.

 

 IMAGEM: HOMENAGEM AO TAS

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Alguns jornalistas fizeram beicinho porque ficaram de fora da entrevista dos blogueiros com Lula. Um deles foi Marceto Tas que publicou em seu twitter "simpáticas" mensagens como as que se lê abaixo:

@marcelotas Dizem que Lula vai conceder entrevista a "blogueiros". Por que ele só teve essa idéia aos 44 do segundo tempo?
@marcelotas Entrevista de Lula a "blogueiros": um stand-up de Lula para claque de simpatizantes. Uma grande chance perdida, "cumpanhero"
@marcelotas Dar entrevista para simpatizantes é fácil. Perdeste uma grande chance, companheiro Lula!
@marcelotas Lula tentando justificar o Ahmadinejad e o pessoal dando risada. Brincadeira... #lulablogs
@marcelotas Atenção puxa-sacos que comemoram 6 mil de audiência: no CQC temos 30 mil toda semana (MEU SONHO É SER MARCELO TAS QUANDO CRESCER).
@marcelotas Nota 10 p/ idéia da entrevista na web, ZERO p/ quem escolheu apenas simpatizantes. Byebye (@blogplanalto live on http://twitcam.com/2scs4)
@marcelotas Sempre critico Lula com o devido respeito a ele e ao cargo. O argumento dos petistas aqui é "cala a boca!" Significa.

Não fique assim Tas. A entrevista era apenas para blogueiros sujos (denominação dada pelo nada saudoso, e seu candidato, derrotado na eleição) e você é muito limpinho!

 

LULA E OS BLOGUEIROS

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Não pude assistir a entrevista ao vivo mas acompanhei a gravação postada neste blog.
Apesar dos erros na organização e divulgação do evento entre os blogueiros internamente, não há como deixar de reconhecer que foi um evento histórico e como tal merece algumas reflexões.

Acredito que foi um gol de placa da blogosfera fazendo com que a sua legitimidade se fortaleça e trazendo a perspectiva de que novos encontros como este deverão ocorrer com a nova presidente nos próximos quatro anos. Como diz o ditado: "Onde passa um boi, passa uma boiada".

É preciso ressaltar que não foi um encontro de compadres ou chapa-branca (como alguns membros do PIG tentam vender o evento). Pelo contrário! Poucas vezes na história brasileira um presidente foi questionado sobre assuntos "espinhosos" como as questões da democratização das comunicações (Por que não avançou no seu governo?), do PNH 3 (Por que houve recuo?), das 40 hs semanais (Por que o governo não se empenhou para a aprovação?), dentre outras.

Como de costume, até por ser um político experiente, Lula respondeu a todas com a clareza de sempre e sem qualquer preocupação em reconhecer erros (no caso da pouca votação que o PT obteve no Acre, por exemplo). Uma aula para o demotucano derrotado (o caso da bolinha de papel foi tão grosseiro que caberia o reconhecimento do erro). Mas aí seria pedir demais, afinal a tchurma da antiga ARENA não é adepta à humildade e dignidade.

Além disso, o presidente se mostrou indignado com a situação em que a velha mídia criou com a invenção do mensalão e afirmou que o momento mais triste dos últimos oito anos ocorreu com a parcialidade e irresponsabilidde do PIG na cobertura do acidente da TAM lembrando que à época TVs, jornais e revistas divulgaram editoriais acusando o governo de ter matado 200 cidadãos brasileiros (este "sujo" blogueiro foi testemunha disso ao assistir o programa do "jornalista" Datena em que o apresentador afirmava que Lula era o responsável pelas mortes. E está no ar até hoje! Não precisamos da Lei de Mídia!?).

Lula deixou claro a intenção de ocupar algum cargo referente à política internacional futuramente ao introduzir na entrevista, sem ser perguntado, os bastidores de sua ação na negociação com o Irã.

O "sujo" que vos escreve, enviou algumas contribuições (perguntas) para o evento mas, devido ao formato não houve tempo hábil para que elas fossem realizadas. Mas uma, em especial, gostaria de saber a resposta (quem sabe um dia..):

ANTES DE SER ELEITO PRESIDENTE EM 2002, O SR. AFIRMOU QUE IRIA REVER ALGUMAS PRIVATIZAÇÕES (DENTRE ELAS, A DA VALE) E ASSIM QUE ASSUMIU DISSE SER MELHOR DEIXAR O PASSADO PARA TRÁS. O MESMO OCORRERÁ QUANDO O SR. AFIRMA QUE ASSIM QUE DEIXAR O PALÁCIO DO PLANALTO CONTARÁ COMO OCORREU A TENTATIVA DE GOLPE EM 2005 CONTRA O SEU GOVERNO?

Será que tal testemunho virá ou o "Lulinha paz e amor" se manterá intocável?

 

 O PIG E O "PROCESSO" DE DILMA

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O jornalão Folha de São Paulo (aquela mesma que chamou a ditadura militar de ditabranda) tentou ter acesso ao processo que levou Dilma Rousseff à prisão em 1970, durante o nefasto governo militar antes da definição eleitoral deste ano. A intenção seria a de continuar com o baixo nível da campanha publicando informações sobre o passado de luta pela democracia que a, agora presidente, possui tentando vender a ideia de que trata-se de uma guerrilheira sanguinária  (além de matadora de criancinhas, segundo a esposa do candidato derrotado) e que seria muito perigoso eleger uma pessoa com esse perfil para o cargo mais importante  da república. Se ela junto ao PIG já fizeram isso sem ter acesso ao processo, podemos imaginar o que teriam feito com o processo em mãos. Claro que, como de costume, a velha mídia utilizaria o discurso de que estaria fazendo simplesmente um "seríssimo" trabalho "jornalístico" e de "informação pública". Mas o fato é que essa tentativa não deu certo. Independente disso, o seu pedido de acesso ao processo continuou junto ao Superior Tribunal Militar que autorizou na última terça-feira por 10 votos a 1, o acesso amplo e irrestrito à tão aguardada "papelada".
Diante desse fato, algumas moscas advindas do chiqueiro rondam meus poucos neurônios e me fazem refletir sobre algumas questões:

Primeira. Onde fica o direito à inviolabilidade da vida privada da cidadã Dilma? Onde está nesse momento a defesa veemente da Dra Tais Gasparian (advogada da Folha no caso) demonstrada em uma de suas apresentações que assisti, como aluno, no curso de pós-graduação em direito do entretenimento e da comunicação social na escola superior de advocacia da OAB/SP em 2008? Talvez a resposta esteja nas palvaras da própria doutora que afirmou ser “Lamentável que o pedido [da Folha ao STM] tenha sido deferido após as eleições”. Lamentável por que? Seria apenas mais uma utilização política do processo na tentativa de reverter o quadro de derrota do candidato/amigo da velha mídia?

Segunda. Apagar o escândalo que foi a publicação da ficha falsa da Dilma se tornando uma das maiores "barrigas" já ocorridas na imprensa mundial, vendendo a ideia de que o processo mostra que ela não era falsa?

Terceira. Essa empresa quer reestabelecer a legitimidade das práticas do regime militar a que ela, não por acaso, serviu com devoção e fidelidade de diversas maneiras? Desde o apoio ao golpe em 64, passando pela indigna atitude de ceder os carros de reportagem para transportar torturadores e suas vítimas até transformar seus meios de comunicação em instrumentos da repressão e da ocultação de crimes hediondos. E como se isso não bastasse, com o final do regime de exceção, hipocritamente, posa de perseguida pela censura.

Quarta. Trata-se de um aviso à presidente eleita de que o terceiro turno está só começando?

Quinta. A Folha quer utilizar de todas as armas possíveis contra a democratização da comunicação social brasileira via Lei de Mídia?

Sexta.  Por que uma empresa de comunicação não luta pela ampla abertura dos arquivos da ditadura militar para que seja possível à sociedade passar a sua história a limpo podendo seguir rumo à prática efetiva da democracia ao invés de querer informações apenas sobre a vida de Dilma? Talvez a Folha apareça abraçada aos torturadores em algum desses arquivos, caindo de vez a máscara?

Sétima. A Folha e, obviamente, toda a monarquia midiática tupiniquim utilizarão as informações contidas num processo realizado por torturadores que tomaram de assalto o Estado, com o discernimento de não atingir a honra e a imagem das pessoas que nele figuram?

Conhecendo o histórico da ditadura nos meios de comunicação que desde sempre afronta a Constituição brasileira, não há como deixar de reconhecer que trata-se de uma atitude que preocupa a nossa jovem democracia reforçando a necessidade do debate sobre a criação da Lei de Mídia e o fim do vergonhoso monopólio midiático nacional.

Fiquemos atentos.

Democracia neles!

 

 PIOR QUE TÁ NÃO FICA

sexta-feira, 12 de novembro de 2010




Após receber quase um milhão e meio de votos sendo aprovado pelo eleitorado para exercer o cargo de deputado na Câmara federal, Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o palhaço Tiririca foi acusado pelo ministério público de entregar à justiça eleitoral declarações falsas sobre sua alfabetização. Nesta quinta-feira, a "dúvida" acabou. A Justiça Eleitoral aplicou um exame para verificar se o recém-eleito sabe ler e escrever. E ele foi aprovado!

Como se não bastasse essa estranha situação ocorrer apenas depois da eleição, também me chamou atenção o formato do exame. Francisco Everaldo precisou ler título e subtítulo de duas reportagens de jornal certamente do PIG (Seria melhor não saber ler), além de escrever um ditado retirado de um livro sobre a própria justiça eleitoral "A promulgação do Código Eleitoral, em fevereiro de 1932, trazendo como grandes novidades a criação da Justiça Eleitoral" (Fico imaginando a tortura).

Após todo esse circo, o palhaço profissional será diplomado como deputado federal e terá de aturar inúmeros palhaços amadores que há muito tempo tentam nos fazer rir com sórdidos interesses e piadas sem nenhuma graça.

É mais um tapa na cara da sociedade de "doutores". Se um desses pensava que a tentativa de golpe, via alegação de analfabetismo por parte de Tiririca, surtiria efeito já podem começar a se acostumar a chamar Francisco Everardo Oliveira Silva também de excelência.

 

 O VALE-TUDO DA ELEIÇÃO

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

http://lh6.ggpht.com/_SyIe2xbPZRk/TMrLf5qoEEI/AAAAAAAAAvc/vUM1rFDM0PU/s400/serracafet%C3%A3o.jpg
Nesta quinta-feira o candidato da oposição à presidência da república, infelizmente e novamente, provou que vale tudo para não perder a eleição do próximo domingo.  
Em Minas Gerais, o candidato "inovou" seu discurso ao pedir votos afirmando: “Se você é uma menina bonita, tem que conseguir 15 votos. Pegue a lista de pretendentes e mande um e-mail. Fale que quem votar em mim tem mais chance com você”. Tucanaram o cafetão!
Trata-se de uma assustadora manifestação de ofensa e preconceito às mulheres. A baixaria, definitivamente, não tem limites.
Preparemos o estômago porque ainda faltam horas para a eleição.
 

DA SÉRIE: JAMAIS ESQUEÇAMOS

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O senador Romeu Tuma (PTB-SP), de 79 anos, faleceu às 13h desta terça-feira, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A notícia foi publicada aos quatro cantos pela velha mídia brasileira trazendo o seu histórico de vida pautado, como de costume, na lamentável condescendência com os mortos.
É preciso respeitar o sofrimento de sua família mas não há razão para "esquecer" uma das mais importantes atuações da sua vida profissional dirigindo o Departamento de Ordem Política e Social (Dops) em São Paulo durante a ditadura. Essa "instituição" sequestrou, torturou e assassinou cidadãs e cidadãos brasileiros no pior estilo “Ame-o ou Deixe-o” dos anos de chumbo.
Manter a memória viva é fundamental para que massacres contra a humanidade, como ocorreu em terras tupiniquins, não ocorram novamente. É necessário contar a história do xerife dos milicos como ela realmente foi sem demagogia. Nesse sentido, mais uma vez, o PIG pratica um desserviço à comunicação social brasileira.
Vale lembrarmos que Tuma foi apenas mais um dos inúmeros delegados e agentes do DOPS que, após os anos de ditadura, seguiram suas vidas como se nada tivesse ocorrido.

A HISTÓRIA NORTEIA OS PASSOS PARA O FUTURO!

OLHA O PIG AÍ GENTE!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

pesquisavox">

Hoje foi a vez do MSN.COM cometer um "erro" a favor do candidato/amigo do PIG. Depois de no primeiro turno o site da Folha de São Paulo ter "matado" o candidato Tuma ao senado por São Paulo, no segundo turno o MSN.COM divulgou os números da pesquisa Vox Populi apontando empate técnico, como se vê na imagem acima. Como se isso não bastasse, as imagens dos candidatos foram escolhidas "a dedo" em detrimento da sua candidata/inimiga.
Como ocorrido na Folha, o "erro" só foi corrigido horas depois.

JORNALISMO SÉRIO É OUTRA COISA!

 



 BLOGS "SUJOS" SOFREM ATAQUES


domingo, 24 de outubro de 2010



A uma semana da eleição presidencial, a campanha mais suja da história do país chegou a blogosfera tendo como vítimas os, segundo o candidato da oposição, blogs "sujos" Viomundo, de Luiz Carlos Azenha, o Escrevinhador, de Rodrigo Vianna e o Brasilianas de Luis Nassif.
Desde a noite do último sábado, quem tenta acessar os blogs é surpreendido pelo aviso de que o site foi “denunciado como foco de ataques!”(vide imagem acima).
A tentativa dos hackers, aparentemente, foi de apenas dificultar o acesso aos blogs não prejudicando o conteúdo dos mesmos.
Os ataques foram 'cirúrgicos" (como diria o "pacífico" George Bush) mirando exatamente os blogs mais acessados que se colocam à favor da democratização da mídia brasileira e contrários ao conservadorismo e a ditadura midiática que vivemos.
As medidas cabíveis já estão sendo tomadas e Luiz Carlos Azenha afirma: “Já temos indícios da origem do problema e quando a investigação for concluída pretendemos tomar as medidas legais cabíveis. Pedimos aos leitores que copiem e disseminem o conteúdo do Viomundo em outros blogs como medida de segurança."

Os que pretendem defender, de forma sórdida, a manutenção da monarquia midiática tupiniquim precisam entender que o processo de democratização já foi iniciado e que não adianta hackear blogs que lutam por um país mais justo. Para cada blog atacado, outros dez surgirão.

A BLOGOSFERA NÃO SERÁ CALADA!

DEMOCRACIA NELES!

DA SÉRIE: CONTRAPONTO AO PIG

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

E não é que houve mais uma eleição na "ditadura chavista"? É a 11ª em 12 anos desde que Hugo Chávez chegou à presidência da Venezuela, eleito pelo povo.
O PIG está feliz porque a oposição a Chávez aumentou o número de cadeiras no parlamento tendo mais força para defender os interesses vindos do norte.
A democracia foi exercida em paz e através do voto popular!
Onde está o PIG para divulgar esse fato!? Onde está a tal ditadura venezuelana!?
É legítimo que nem todos concordem em ver Chávez no poder mas é inadmissível assistirmos à velha mídia mentir diariamente afirmando que trata-se de um ditador.
Que ditadura é essa que todo ano chama seu povo às urnas sendo, inclusive, derrotada em um dos referendos realizados e tendo o resultado imediatamente respeitado!?

É  a ditadura  que só os "democratas" do PIG querem ver!

EVITEMOS O MAL 

domingo, 26 de setembro de 2010


O jornalão "O Estado de São Paulo" resolveu acabar com a hipocrisia e declarar apoio ao candidato demotucano José Serra, em editorial escrito neste sábado, uma semana antes da eleição presidencial. Não há nada de novo, uma vez que o texto afirma o que ele sempre praticou e continuará praticando.

Há duas questões que me parecem relevantes e merecem a apreciação deste humilde blogueiro:

1º - O editorial destina apenas seis linhas para apontar as qualidades do candidato que apoia e três parágrafos para atacar o atual governo aprovado por mais de 80% dos cidadãos brasileiros. Dentre as acusações, o texto faz referência ao  presidente da nação como sendo o "chefe de uma facção".
Teria moral para publicar tal afirmação um "jornal" que faz parte do PIG e, comprovadamente, apoiou junto a outros jornalões o golpe de 64?
Quem mesmo é chefe de facção!?

2º - É importante para a democracia e a comunicação social a retirada da máscara do estadão que hipocritamente afirma sempre praticar um jornalismo de qualidade dando espaço para todos os lados. Antes tarde do que nunca explicitar de que lado se está! Mas é preciso perceber que não se trata de um apoio momentâneo mas, infelizmente, de uma prática que após as eleições continuará mascarada afirmando que naquele órgão de comunicação se pratica o jornalismo democrático. Ele sempre apoiou os demotucanos se utilizando do "jornalismo" para isso!

O PIG  está mais vivo do que nunca e suas investidas continuarão até o próximo domingo (3 de outubro) e certamente se intensificarão após essa data.

A democracia brasileira que se cuide porque se depender da velha mídia, o governo Dilma terá em pleno século 21 o ano de 1964 ressuscitado.

Abaixo a monarquia midiática tupiniquim!

Lei de mídia já!

 



O PIG MATOU TUMA 


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Um dos integrantes do PIG "matou" o senador e candidato a novo mandato, Romeu Tuma na tarde desta sexta-feira. A Folha de São Paulo em seu site publicou o falecimento e, depois de algumas horas, retirou do ar a notícia e reconheceu que errou. Confira o "homicídio":



Tal "erro" teria alguma relação com a eleição ao senado por São Paulo, uma vez que o candidato demotucano Aloysio Nunes certamente herdaria boa parte dos 20% do eleitorado que hoje votaria em Tuma?
Acho que o PIG não chegaria a esse ponto. Que mente perversa a minha.....

 



1964: O ANO QUE NÃO TERMINOU


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Os velho jornalão "O Estado de São Paulo" desta quarta-feira, resolveu escancarar a intenção de mais um golpe. Não bastou para ele participar daquele em 1964. Sob um discurso claramente antilula e no pior estilo "tradição, família e propriedade" um grupo de intelectuais vinculados à oposição conseguiu escrever um manifesto sofrível, cheio de chavões típicos da direita conservadora. O texto chega ao absurdo de apresentar versões e denúncias não provadas para acusar (leia-se condenar) o atual governo. Se estivesse vivo, Jango afirmaria já ter visto esse filme.

Falta qualquer tipo de legitimidade, deixando claro o rancor e o preconceito de uma elite que não se conforma em estar à margem do poder onde foi o centro das atenções por centenas de anos. O 'movimento' cansei que o diga!
O manifesto não passa de mais uma tentativa desesperada de tentar reverter o resultado da eleição presidencial, nem que seja pelo viés golpista em nome do que esses poucos chamam de 'democracia'. É simplesmente repugnante!

Mas o jornalão não para por aí. Além do destaque para tal manifestação, o estadão também vem publicando, desde que Lula chegou ao poder, editoriais que fazem com que o leitor se sinta de volta à década de 60.
E com um cenário que demonstra mais uma derrota para essa trupe, o baixo nível de mentiras e hipocrisias não terá limites.

Se há um grupo que desde sempre se manteve no poder de forma autoritária mas disfarçada de democrático foi o PIG que pela primeira vez se vê em perigo pois a democratização da comunicação social está sendo fomentada aos quatro cantos da sociedade brasileira e, em especial, pela internet.

Se depender deste "blogueiro sujo"(classificação dada pelo candidato demotucano a presidência) e cidadão, os dias do PIG estão contados.

Que venha 2011! Que venha a democracia!