terça-feira, 11 de dezembro de 2012

ALIENAÇÃO PROGRAMADA

 

Na última semana ocorreram dois fatos que comprovam a triste tese da alienação programada. De um lado, professores do Estado de São Paulo reunidos na V Conferência da APEOESP na qual estive presente. Um evento onde deveria prevalecer o debate acerca de melhorias com relação a tudo o que envolve o ambiente educacional, se torna apenas uma inflamada disputa entre aqueles que apoiam a atual diretoria e os grupos de oposição sendo que todos são partidarizados, ou seja, possuem ligação com partidos políticos.
 
Foi possível assistir a inúmeras situações bizarras, dentre elas, a de negar a proposta de publicação de uma nota oficial por parte da APEOESP em defesa dos Palestinos contra o genocídio praticado há muito tempo naquele território. Atitude tomada pela maioria que elegeu a atual diretoria por simplesmente ser uma sugestão apresentada por um grupo de oposição. Vergonhoso!

Na plenária para definir os pontos de luta da APEOESP, tanto situação como oposição votavam favoravelmente às propostas de seus grupos sem analisar o mérito de cada uma delas, salvo raras exceções.

Um cenário, infelizmente, comum nos sindicatos mas assustador e que também explica a situação caótica da educação no Estado. São professores agindo como gado. Fico imaginando o que esses "profissionais" realizam em sala de aula. Além disso, na hora das eleições muitos seguem votando no tucanato que está no governo há três décadas tratando cada vez mais a educação como mercadoria.

Na mesma semana, outro gado mostrou, mais uma vez, a sua obediência. Todos devidamente engravatados e chamados de "doutores" foram capazes de eleger o candidato da situação à presidência da OAB/SP. Muitos nem conheciam os candidatos e suas propostas. Votaram porque são obrigados e sem qualquer consciência. A força de quem está na "máquina" venceu. D'urso e companhia continuam administrando a entidade mesmo depois de uma década no poder com inúmeras denúncias de corrupção, incompetência administrativa, degradação da imagem da entidade e descompromisso com problemas gravíssimos como, por exemplo, a qualidade do ensino jurídico no país.

Com absoluto cinismo e hipocrisia a chapa eleita defende o "exame de ordem" como a solução para o problema. Trata-se apenas de mais uma forma de arrecadar milhões, e para piorar, sem qualquer prestação de contas. Um absurdo!

Duas tristes realidades que explicam a sociedade brasileira e suas gravíssimas mazelas.

SIGA O BLOG NO TWITTER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário