domingo, 20 de março de 2011

O BRASIL SUBSERVIENTE


Dá a patinha, dá....

O presidente norte-americano, Barack Obama, esteve em Brasília neste sábado visitando Dilma. Até aí, trata-se apenas de um encontro formal entre presidentes. Mas, como de costume, mais uma vez a síndrome de vira-lata, que historicamnte assombra o nosso país, foi mantida.

Desde de que o prêmio nobel da "paz" de 2009 (esse mesmo que decidiu na data de ontem por mais uma guerra tendo como alvo da vez a Líbia)  pisou em solo brasileiro, todo o sistema de segurança do encontro com a nossa presidenta foi repassado aos agentes norte-americanos.

Como se estivessem na terra do "Tio Sam" (será que realmente não estavam?) agiram livremente chegando ao absurdo de constranger a imprensa e autoridades brasileiras.

Para que imprensa, convidados e autoridades tupiniquins pudessem ter acesso ao Centro de Convenções Brasil 21 – onde ocorria a cúpula de negócios Brasil/EUA, todos eram obrigados a passar por revista conduzida pelos funcionários do governo visitante.

Vários ministros, indignados com a situação não se submeteram à revista deixando de participar do evento. Dentre eles, estavam Pimentel, Mantega, Mercadante e Tombini. Ao invés de protestarem contra o absurdo diante deles, acredito que preferiram o protesto silencioso para que a confusão não se estabelecesse.

A imprensa brasileira também teve o mesmo tratamento enquanto que a de origem norte-americana era recebida com dignidade.

É aviltante ver que um país como o Brasil que tem Dilma como presidenta e que, por sua vez, tem uma história rica na defesa da soberania nacional, se proponha a uma situação dessa.

Qual seria a explicação para isso? Por que as autoridades brasileiras se calaram e desistiram do direito de ter acesso ao evento?

Na prática, continuamos nos considerando uma colônia do imperialismo estadunidense. Para quem viu nos últimos oito anos, o presidente brasileiro se manifestar sempre em português nas suas viagens mundo afora e pontuando a mudança de postura do país no cenário político mundial, no mínimo, se revolta com a subserviência do governo de uma ex-guerrilheira.

Não por acaso, Lula, foi o único ex-presidente que não compareceu à recepção.

SIGA O BLOG NO TWITTER!

Um comentário:

  1. O chocante mesmo é ver parte da blogosfera, q se diz progressista, tentando justificar essa subserviência.

    Eugêmio

    ResponderExcluir