segunda-feira, 18 de abril de 2011

O CAMINHO SE FAZ CAMINHANDO




O I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas de São Paulo, realizado no último final de semana (15,16 e 17) na Assembleia Legislativa de São Paulo foi um evento histórico.

Os blogueiros progressistas de São Paulo iniciaram a participação, efetiva, da sociedade civil deste Estado no processo de democratização da comunicação social brasileira.

O conservadorismo da sociedade paulista teve de se render à prática cidadã daqueles que utilizam a internet, através de blogs e site de relacionamento, para buscar um país que respire democracia legítima, sem aspas.

Sexta-feira ocorreu a abertura oficial com direito a música ao vivo e coquetel.

No sábado muitas palestras e debates sobre temas que envolvem a blogosfera e os meios de comunicação se sucederam. Temas como Opressão na Mídia, Mídia Livre, Lei de Mídia, Militância Virtual e Proteção Jurídica na Blogosfera colaboraram para o fomento da reflexão.

No domingo ocorreram oficinas com os temas Educação na Blogosfera, Sustentação Financeira na Blogosfera, Ferramentas Tecnológicas e Comunicação Comunitária. Todas elas apresentaram à comissão organizadora propostas que surgiram dos debates e que estarão junto ao documento final do evento que será divulgado nos próximos dias. Vale lembrar que a prestação de contas de absolutamente tudo também será publicada.

Este humilde blogueiro e cidadão teve o prazer e a honra de participar como palestrante e como membro da comissão organizadora conhecendo pessoalmente amigos(as) (na verdadeira acepção da palavra) e podendo conviver com verdadeiros guerreiros(as) que encararam a imensa dificuldade de fazer o evento acontecer. A luta pela sobrevivência diária torna quase impossível a prática da cidadania.

Vocês são a comprovação viva de que a luta por uma sociedade humanista é possível. É possível a realização de projetos sem receber um tostão (pelo contrário, tendo ônus!). A nossa recompensa é a participação direta no destino da nossa sociedade.

Foi mais um grande momento de aprendizado que jamais esquecerei!

Iniciamos um processo com objetivos muito claros. Tenho certeza de que os blogueiros progressistas paulistas incomodarão muito o PIG e irão colaborar com a luta pela democratização da mídia que está deflagarada nacionalmente com a realização de eventos de blogueiros progressistas em diversos Estados. São articulações que se reunirão no II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas que ocorrerá no mês de junho em Brasília.

O caminho se faz caminhando....

SIGA O BLOG NO TWITTER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário