domingo, 11 de setembro de 2011

11 DE SETEMBRO



Há trinta e oito anos, o governo norte-americano comandava no Chile a deposição de mais um governo eleito pelo povo, assim como ocorreu naquele período da história por toda a América Latina incluindo o Brasil. A vítima da vez foi o presidente Salvador Allende.

A partir daquele dia, mais de 40 mil chilenos (segundo estatísticas da época) foram torturados, assassinados e tidos como desaparecidos pela covarde força dos milicos comandados pelo ditador Augusto Pinochet por intermináveis 17 anos. Uma verdadeira carnificina patrocinada pela Casa Branca.

O ministro do exterior do governo terrorista, Henry Kissinger, na administração Richard Nixon, já reconheceu  a participação norte-americana em mais esse golpe de Estado. Além disso, é possível ter acesso a provas documentais sobre isso no livro "A Sombra do Ditador - Memórias Políticas do Chile sob Pinochet" do chileno Heraldo Muñoz.

A conhecida Operação Condor que tinha como objetivo extirpar a qualquer custo toda possibilidade de resistência ao "American way of life" na América Latina, mostrava novamente a sua face.

Não contente em realizar o golpe, os terroristas ainda destruíram a sede do governo chileno onde estava Allende e em seguida assassinaram o legítimo presidente que em sua última decaração ao povo chileno, na rádio Magallanes afirmou: "Não vou renunciar. Pagarei com a minha vida a liberdade do povo. Tenho certeza de que meu sacrifício não será em vão. Este é o meu testamento político."

Allende era democrata e socialista. Motivos suficientes para que a perversa ditadura capitalista agisse. Mais uma vez o Tio Sam bateu palmas para a sua rotineira cruzada contra a ordem democrática existente pelo planeta.

Atitude reproduzida pela velha monarquia midiática tupiniquim que publicou em jornalões, revistas, rádios e televisões o ato como uma faxina ideológica necessária exatamente como fizeram em 1º de abril de 1964.

Para enxergarmos o presente e vislumbrarmos o futuro é necessário conhecermos o passado. Só assim será possível identificarmos humanistas e terroristas.
 



SIGA O BLOG NO TWITTER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário