sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

CELEBREMOS A VIDA!





O ano está no fim e, em meio a inúmeras demonstrações da prática da coisificação humana e do consumismo exacerbado, alienado fomentado pela perversa lógica do capital e pelo seu órgão de disseminação ideológica (o PIG), respiro fundo para não me contaminar e tento fazer uma reflexão acerca de 2011.

Foi um período de lutas importantes. A prática do aprendizado de estar, mais um ano, trabalhando a sociologia em sala de aula novamente me surpreendeu comprovando que o conhecimento se conquista a cada dia. Títulos como professor, doutor, especialista e outras classificações de seres humanos são absolutas mentiras travestidas de verdades. Criações de uma sociedade hipócrita alicerçada em valores burgueses vindos do norte e da Europa. A prepotência acadêmica é uma piada! Todos, educadores e educandos estarão sempre aprendendo reciprocamente.

Além disso, a necessidade de se democratizar os meios de comunicação nesse país se mostrou urgente. Não há como imaginarmos uma sociedade na perspectiva humana sem que todos tenham, rigorosamente, o mesmo direito de se comunicar para poder se socializar, construir cultura e escolher referências de vida sem qualquer imposição.
Nessa luta, os Blogueiros Progressistas se fortaleceram com inúmeros encontros regionais, estaduais e o II encontro nacional realizado em Brasília com a presença de ministros do atual governo, deputados e do ex-presidente Lula.

Os "sujinhos" passaram a ter uma preocupação maior com a defesa jurídica daqueles que resistem diante da monarquia midiática tupiniquim fazendo com que um grupo de advogados se reunissem em São Paulo e criassem os Advogados Progressistas (Conheça o Blog). Grupo do qual participo com orgulho.
Ainda no campo da trincheira midiática, o Mídia Caricata completou um ano fazendo a sua parte na luta pela democracia.

No segundo semestre, duas grandes surpresas. A primeira foi a possibilidade de coordenar o curso "Cidadania, Comunicação Social e Mídia sob a ótica do Direito" na Escola Superior de Advocacia da OAB/SP que teve como proposta realizar o debate acerca da necessidade de democratização da comunicação social e a criação da Lei de Mídia. Por ser um ambiente reconhecidamente conservador, me surpreendi com a aceitação da proposta pela Escola e com a quantidade e qualidade dos inscritos.

A outra foi o lançamento do livro "A Privataria Tucana" do jornalista Amaury Ribeiro Jr. que demonstra, com provas, o maior assalto ao patrimônio público brasileiro realizado pelo tucanato, PIG e seus cupinchas. Uma verdadeira máfia! E vem mais por aí (PIG TREMEI!). Tão importante quanto a denúncia que o livro apresenta, é a percepção de que o jornalismo digno ainda existe.

Aprendizados e lutas que são sinônimos de existência. Sigamos com o incansável objetivo de colaborar para que a sociedade retorne ao mundo do ser exorcizando o mundo do ter.

Celebremos a vida!

Que venha 2012!

SIGA O BLOG NO TWITTER!

Um comentário:

  1. Parab´ns, Rodrigo! Bela reflexão. Estamos juntos nesta luta. Beijão procê. Hasta la victoria, siempre !

    ResponderExcluir