sexta-feira, 26 de novembro de 2010

LULA E OS BLOGUEIROS

Não pude assistir a entrevista ao vivo mas acompanhei a gravação postada neste blog.
Apesar dos erros na organização e divulgação do evento entre os blogueiros internamente, não há como deixar de reconhecer que foi um evento histórico e como tal merece algumas reflexões.

Acredito que foi um gol de placa da blogosfera fazendo com que a sua legitimidade se fortaleça e trazendo a perspectiva de que novos encontros como este deverão ocorrer com a nova presidente nos próximos quatro anos. Como diz o ditado: "Onde passa um boi, passa uma boiada".

É preciso ressaltar que não foi um encontro de compadres ou chapa-branca (como alguns membros do PIG tentam vender o evento). Pelo contrário! Poucas vezes na história brasileira um presidente foi questionado sobre assuntos "espinhosos" como as questões da democratização das comunicações (Por que não avançou no seu governo?), do PNH 3 (Por que houve recuo?), das 40 hs semanais (Por que o governo não se empenhou para a aprovação?), dentre outras.

Como de costume, até por ser um político experiente, Lula respondeu a todas com a clareza de sempre e sem qualquer preocupação em reconhecer erros (no caso da pouca votação que o PT obteve no Acre, por exemplo). Uma aula para o demotucano derrotado (o caso da bolinha de papel foi tão grosseiro que caberia o reconhecimento do erro). Mas aí seria pedir demais, afinal a tchurma da antiga ARENA não é adepta à humildade e dignidade.

Além disso, o presidente se mostrou indignado com a situação em que a velha mídia criou com a invenção do mensalão e afirmou que o momento mais triste dos últimos oito anos ocorreu com a parcialidade e irresponsabilidde do PIG na cobertura do acidente da TAM lembrando que à época TVs, jornais e revistas divulgaram editoriais acusando o governo de ter matado 200 cidadãos brasileiros (este "sujo" blogueiro foi testemunha disso ao assistir o programa do "jornalista" Datena em que o apresentador afirmava que Lula era o responsável pelas mortes. E está no ar até hoje! Não precisamos da Lei de Mídia!?).

Lula deixou claro a intenção de ocupar algum cargo referente à política internacional futuramente ao introduzir na entrevista, sem ser perguntado, os bastidores de sua ação na negociação com o Irã.

O "sujo" que vos escreve, enviou algumas contribuições (perguntas) para o evento mas, devido ao formato não houve tempo hábil para que elas fossem realizadas. Mas uma, em especial, gostaria de saber a resposta (quem sabe um dia..):

ANTES DE SER ELEITO PRESIDENTE EM 2002, O SR. AFIRMOU QUE IRIA REVER ALGUMAS PRIVATIZAÇÕES (DENTRE ELAS, A DA VALE) E ASSIM QUE ASSUMIU DISSE SER MELHOR DEIXAR O PASSADO PARA TRÁS. O MESMO OCORRERÁ QUANDO O SR. AFIRMA QUE ASSIM QUE DEIXAR O PALÁCIO DO PLANALTO CONTARÁ COMO OCORREU A TENTATIVA DE GOLPE EM 2005 CONTRA O SEU GOVERNO?

Será que tal testemunho virá ou o "Lulinha paz e amor" se manterá intocável?

SIGA O BLOG NO TWITTER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário