segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PIG X PIG


O que parecia inimaginável na tv aberta ocorrerá. A record (do bispo Edir Macedo e seus "templos universais") exibirá ainda esse ano o documentário "Muito além do cidadão Kane" gravado há 17 anos  e que retrata o nascimento da tv globo e suas obscuras relações com o poder estabelecido no Brasil há mais de 500 anos (a mesma "tchurma", os mesmos coronéis, os mesmos "reis" e "rainhas").

A obra, utilizada há anos no meio acadêmico em aulas de história, filosofia e sociologia sempre esteve à margem da grande mídia (clique aqui para assitir). O documentário chegou a ser censurado em 1994 quando seria exibido no museu de arte moderna do Rio de Janeiro (essa é a "democracia" da velha monarquia midiática tupiniquim) e desde essa data nenhuma emissora teve interesse (leia-se coragem) de exibir esse documento que deixa nua a concessão pública carioca.

O interessante é que record e globo pertencem à mesma casta privilegiada que infesta a comunicação social deste país mas, em nome de mais audiência e consequentemente mais anunciantes e retorno financeiro, passaram a se digladiar pela posição de emissora de tv mais assistida entre os súditos (o povo brasileiro).

Com isso, é possível verificar a situação lamentável em que se encontra a mídia nacional. De um lado, a família Marinho realiza matérias investigativas sobre a record, a igreja, o bispo e a origem dos recursos e, de outro, os comandados de Edir Macedo tentam expor as sórdidas participações da globo com o poder estabelecido vindo do norte desde a sua criação até o apoio ao governo militar em detrimento de um país democrático.

É mais um retrato da urgência em se democratizar a comunicação social brasileira.

Lutemos contra eles!

Leia abaixo a matéria sobre a exibição do filme publicada hoje no "Jornal do Brasil"

Record exibirá Muito Além do Cidadão Kane

Clássico das videotecas nas faculdades de jornalismo e hit no Youtube, o polêmico documentário Além do cidadão Kane será exibido pela primeira vez na TV aberta brasilera em 2011, pela Rede Record, 17 anos após sua estreia no exterior.
A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da emissora, que não quis precisar a data exata da veiculação. Comprado em 2009, o documentário ainda não foi exibido porque a Record temia ser processada pelo uso de imagens da programação da Globo presentes no filme.
Histórico polêmico
Obra dos britânicos Simon Hartog e John Ellis, Além do cidadão Kane já nasceu polêmico. O documentário conta parte da história da TV Globo e da sua influência na política brasileira.

SIGA O BLOG NO TWITTER!

Um comentário:

  1. Considero a Globo um cancer nesse pais....

    Acho a globo pior do que a Record.

    ResponderExcluir