sábado, 3 de dezembro de 2011

CURSO PARA CIDADÃOS CRÍTICOS TERMINOU HOJE

Terminou hoje na Escola Superior de Advocacia da OAB/SP o curso "Cidadania, Comunicação Social e Mídia sob a ótica do Direito". Foi o último sábado do total de sete debatendo a importância da democratização dos meios de comunicação e temas correlatos procurando caminhos para a efetivação do fim do oligopólio midiático no Brasil .

Diversos temas foram abordados, como: "Os fatos históricos e atuais do direito da comunicação social no Brasil", "A relação conflituosa da mídia com os direitos assegurados pela carta magna", "Censura: Ela ainda existe?", "A influência das novas tecnologias no mundo contemporâneo e sua relação com o direito", "A dignidade da pessoa humana no mundo virtual", "O direito à informação e sua expansão no mundo virtual e as tensões em matéria de direito autoral na internet" e "Novas possibilidades para uma comunicação social democratizada".

O curso teve como professores/palestrantes, este sujo blogueiro que vos escreve, Fábio Konder Comparato, Maria Cristina Reali, Lino Bocchini, Monica Walter Rodrigues, Renata Mielle, José Carlos Costa Neto e Sérgio Sérvulo da Cunha.

Como coordenador, agradeço a todos vocês que aceitaram o meu convite e participaram do curso fazendo com que ele tivesse um conteúdo riquíssimo. Apesar de termos tido poucas datas foi possível alcançar o objetivo de debater sobre o tema que a cada dia se torna mais importante para a nossa sociedade.

Não posso deixar de agradecer a Escola por ter abraçado o projeto e a cada um dos alunos que acreditam que uma aula só é possível quando há troca de conhecimentos onde todos participam colaborativamente. Trata-se de uma construção coletiva. Sem dúvida, todos vocês me trouxeram mais reflexões.

Foi apenas o primeiro passo, devemos seguir levando o debate da luta pela democratização da comunicação social brasileira país afora para que a Lei de Mídia saia do papel fazendo com que a velha monarquia midiática tupiniquim deixe de existir prevalecendo a lei maior do nosso país e a democracia.

PIG TREMEI!

Um comentário:

  1. Olá, Rodrigo,

    Parabéns pela iniciativa deste curso de "cidadania crítica" (não sei o nome preciso que vocês atribuiram).

    Gostaria de mais informações sobre o conteúdo de cada um dos encontros para elaborar uma proposta similar para o ano de 2012, aqui em Cuiabá, ainda que eu tenha ciência de que não poderei contar com nomes como os que você reuniu (excelentes).

    Por favor, encaminhe por e-mail (edmarrp@yahoo.com.br).

    Também lhe pergunto se você conhece meu blog Unipress (http://www.unipress.blog.br) e se não poderia honrar-me com um link para ele. Por sua vez, estou criando um link para cá.

    Um abraço.

    ResponderExcluir