sábado, 29 de dezembro de 2012

O ANO TERMINA. A RESISTÊNCIA NÃO

 
Diante de mais um espetáculo de cinismo e consumismo chamado natal personificado pelo garoto propaganda da coca-cola (o tal de papai noel) onde todos precisam presentear e ser presenteados para se sentirem inseridos na lamentável sociedade regida pela visão aprisionada no senso comum de valores materiais, me esforço para abstrair essa triste realidade e sigo firme na luta pela prática cidadã. 

Mais uma temporada termina e nunca é demais refletir sobre ela.

A prática pedagógica de trabalhar as ciências sociais, especificamente a sociologia em sala de aula foi a mais forte e profunda que já presenciei. Tive, por um lado sorte por conhecer, efetivamente, Educadores de outras áreas e com eles realizar atividades coletivas junto a Educandos com reflexão e a percepção da necessidade de emancipação e autonomia diante de uma sociedade conformada com o Deus mercado. Mais uma vez ficou comprovado que ainda há inteligência e dignidade na Escola apesar do podre sistema de ensino praticado pelo governo tucano em São Paulo. No Labirinto da Vida nos deparamos aprisionados Entre Muros que conseguimos derrubar!
Por outro lado, também foi possível vivenciar tal podridão praticada por aqueles que deveriam dirigir e coordenar um ambiente público de educação mas se omitem criminosamente diante de diversas formas de violência praticadas não apenas pelo sistema mas por eles mesmos, supostos profissionais da "educação". Para essa gente, Pinochet tem mais valor do que Piaget. "Cidadãos" sem a menor noção de tempo e espaço. Uma realidade hipócrita que, com resistência e dignidade, não perdurará. O tempo é o senhor da razão!

Na Escola Superior de Advocacia da OAB/SP tive a oportunidade de mais uma vez coordenar e lecionar um curso que tem como objetivo levar o debate à sociedade acerca da necessidade de democratização da comunicação social e a criação da Lei de Mídia. Foi muito bom conhecer pessoas novas para essa luta e rever antigos(as) companheiros(as) de batalha.
Ainda no campo da trincheira midiática, o Mídia Caricata completou dois anos fazendo a sua parte na efetivação da democracia.

O (COADE) Coletivo Advogados para a Democracia(Conheça o nosso Blog) se fortaleceu na luta pelos Direitos Humanos e na indignação da prática ilícita do STF que chegou ao absurdo de rasgar a Constituição Federal condenando réus, do caso intitulado pelo PIG de "mensalão", sem provas. Fora a vergonhosa "coincidência" em realizar o julgamento exatamente no período de eleições municipais em todo o país. Uma indignidade para qualquer agrupamento humano que se reconheça democrático. Prática de um tribunal de exceção como nas ditaduras que a história da humanidade registra. Aliás o nome da maior Corte do sistema jurídico brasileiro deveria ser alterado para STE (Supremo Tribunal de Exceção). O certo é que muita água ainda passará debaixo dessa ponte e a Corte será recolocada no seu devido lugar mais cedo ou mais tarde.

Além disso, em junho representamos a editora abril junto ao Ministério Público por indução de crianças e adolescentes ao consumismo infantil (Relembre). A manifestação foi acatada e o processo foi aberto contra a empresa. Foi a primeira vitória de muitas que certamente virão!

O Coletivo inicia 2013 como uma Associação devidamente registrada. É uma honra poder participar desse grupo que luta por uma sociedade que leve dignidade a todos.

Foi mais um período de lutas importantes e aprendizados que são sinônimos de existência. E vem muito mais por aí. Juntos somos fortes.

Sigamos celebrando e respeitando a vida!

 SIGA O BLOG NO TWITTER!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido neste ano que se finda ! Que 2013 seja um manancial de vitórias pessoais e para todas as causas que abarcamos. Estamos a postos para concretizar nossas lutas por mais justiça e igualdade para todos.
    Beijão.
    NilvaSader

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tuas colocações. O supremo rasgou a constituição. O golpismo anda rondando novamente o Brasil. A Elite pútrida e fétida, não se conforma que milhões de brasileiros deixaram a camada da pobreza extrema. Um metalúrgico obteve um sucesso extremo quando esteve no poder e sua substituta continua com o programa de governo. Por isso devemos estar atentos.

    ResponderExcluir