quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

PARABÉNS NIEMEYER!

 :

Oscar Niemeyer, um dos nomes mais importantes da história da arquitetura mundial, morreu nesta quarta-feira (5), aos 104 anos. Revolucionário de primeira hora, sempre acreditou no ser humano e na real possibilidade de levar dignidade a todos.

A história de Niemeyer não cabe em cartilhas e jamais foi cooptada pelo "deus mercado". Trata-se de uma percepção de mundo cheia de inventivas curvas de resistência em defesa da "necessidade de sonhar porque só assim é que as coisas acontecem", dizia ele. Sempre se mostrou revoltado com o mundo e suas cruéis desigualdades.

A sua presença física deixa de existir mas a sua lucidez humanista está perpetuada. Uma pessoa como ele, reconhecida mundialmente, jamais se perdeu dos seus ideais. A construção de Brasília foi um deles. Resistiu bravamente a permanecer no mundo do SER se negando a aceitar o mundo do TER.

Um dia triste para o Brasil e, em especial, para aqueles que acreditam que o sistema e a sociedade em que vivemos são desumanos mas, por outro lado, deixa uma centenária referência de que é necessário e possível lutarmos por mudanças e não sucumbirmos a uma cínica liberdade democrática.

Abaixo, um trecho do documentário realizado em sua homenagem há alguns anos chamado "A vida é um sopro":



Oscar Niemeyer, PRESENTE!

SIGA O BLOG NO TWITTER!

3 comentários:

  1. Chico e Oscar
    http://youtu.be/BwBbLBU6Im4

    ResponderExcluir
  2. Uma percepção de mundo cheia de inventivas curvas de resistência em defesa da "necessidade de sonhar porque só assim é que as coisas acontecem", dizia Oscar! Querido Rios, lindo texto; e documentário fantástico, me emocionei.Beijos, Mariana.

    ResponderExcluir
  3. Sigamos em frente com referências como a de Niemeyer!

    ResponderExcluir