quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A DEMOCRACIA CRONICAMENTE INVIÁVEL

Um leitor deste blog me indicou um vídeo que está bombando na internet. Ao assisti-lo me deparei com o registro de uma discussão ocorrida em uma calçada do Leblon, no Rio de janeiro, entre manifestantes e moradores do bairro. 

São imagens importantes por demonstrarem percepções livres e espontâneas do cotidiano daqueles cidadãos fazendo com que possamos entender um pouco mais da sociedade brasileira, especialmente, a classe média e suas contradições.

É uma mistura de senso comum, preconceito, discriminação, alienação, hipocrisia, consciência cidadã, preocupação social, democracia, reacionários e progressistas.

O que se apresenta indignado desde o início é um tiozão afirmando ser morador do bairro e que a manifestação é de direita, realizada por fascistas. Ele defende melhorias no país realizadas pelo governo federal. Além disso, questiona um dos manifestantes fantasiado de Batman, querendo saber do que ele era herói vestido com a roupa de um dos símbolos do capitalismo americano. INTERESSANTE! Pouco depois, o mesmo tiozão faz questão de afirmar que ganha muito bem e segue inconformado protestando contra o protesto. INCRÍVEL!

O Batman, por sua vez, discorda de que seja tal símbolo e reivindica o direito de estar ali lutando por um país melhor e defendendo a democracia. MACACOS ME MORDAM!

Com a discussão, pessoas vão se aglomerando para saber o motivo da discórdia e passam a participar dela. Uma tiazinha afirma ao Batman que o carnaval ainda está longe, outra que parece ter seus poucos neurônios com lesões irreversíveis de tanto ler a Veja e todos os membros do P.I.G. e portando uma câmera fotográfica, discorda do tiozão afirmando que os manifestantes não são de direita e que ela é. Em seguida, ela afirma que nunca agiria como eles e que aquilo faz parte da tentativa de uma ocupação comunista e totalitarista no país. ANTES FOSSE!

Junto de toda a bagunça, há um repórter francês e um câmera registrando tudo e muito interessado nos rolezinhos mas mantendo o estilo europeu tentando entender a convivência no zoológico.

Enfim, é um registro que aponta para duas alternativas: a de que somos um país cronicamente inviável ou a de que temos uma democracia muito jovem. Pensando bem, sociologicamente, as duas percepções são válidas e estão interligadas.

Confira!


SIGA O BLOG NO TWITTER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário