sábado, 22 de janeiro de 2011

ESSA ANA É DA HOLANDA?




Há algo errado no ministério da cultura comandado por Ana de Holanda. Há alguns dias, a ministra solicitou a retirada da licença Creative Commons do site do seu ministério que na importante gestão de Gilberto Gil foi pioneiro em abraçar a ideia no Brasil.

O fato é grave e agride o compromisso do atual governo de seguir os passos do anterior defendendo a liberdade do conhecimento. Além do compromisso no plano de governo de Dilma Rousseff, o site de sua campanha foi publicado em Creative Commons reforçando o posicionamneto com esse formato.

Até aí, trata-se de um movimento equivocado e simbólico mas o que realmente chama a atenção é o pedido realizado pela ministra de retorno ao seu ministério do projeto de lei de revisão dos direitos autorais (importantíssimo para o tema), que depois da realização de inúmeros debates com a sociedade civil por anos durante o governo Lula, estava na Casa Civil e seria encaminhado ao congresso.

Só falta a ministra propor uma revisão do projeto sob a égide do ECAD (esse órgão é o responsável por dificultar a cultura em nosso país e que, dentre outras ações, contrata fiscais para estarem em bares impedindo que um músico toque música de outro).

A pergunta que não quer calar: Qual será o posicionamento da presidente diante dessa absurda atitude da ministra? Se Dilma seguir à risca o compromisso de campanha nessa área, os dias de Ana de Holanda no governo estão contados.

Quem viver, verá.

SIGA O BLOG NO TWITTER!

6 comentários:

  1. De qualquer forma, o "projeto" precisa mesmo de uma revisão, por esse motivo foi colocado em consulta pública e por isso é um anteprojeto de lei e não um projeto.

    ResponderExcluir
  2. "...que um músico toque música de outro..." como você mesmo disse a música pertence a outra pessoa. E o Ecad não impede e sim recebe para poder encaminhar o que é de direito ao proprietário. Ou se você criasse algo não iria querer receber por isso e iria ser a pessoa mais bondosa do mundo e deixar todos ganharem pelo seu trabalho menos você? Será que você é tão generoso assim? é voluntários a tantos lugares e tão desprendidos de bens materiais?

    ResponderExcluir
  3. Ué você ainda tem que aprovar um comentário antes que ele se torne visível? kkkkk medinho?rsrs

    ResponderExcluir
  4. Prezado(a) "Anônimo(a)",

    não sou contra o autor receber pela sua obra, pelo contrário. O que precisa existir é uma forma menos mercadológica para tratar o assunto. Como impedir o exercício cultural de um músico em tocar música de autoria de outro? E a palavra é impedir mesmo. Porque para a maioria dos músicos não há como pagar por cada música tocada. Há claramente a intenção de dificultar o acesso à cultura.
    Se crio algo, certamente vou receber por aquilo mas com responsabilidade social e não apenas sob o aspecto comercial ou econômico. Seria cômodo colocar na conta do Estado (falho) que temos a questão social. Até porque para chegar à minha criação precisei me basear em inúmeros aspectos culturais sem qualquer ônus, ou quase isso. Como vou passar a ter uma visão de mera cobrança quando outros querem e tem o direito de fazer o mesmo com a minha criação?
    Sobre a aprovação do comentário "Anônimo(a)", é necessário para que se evite xingamentos e afins. Apenas isso.
    Sobre medinho, me parece que isso ocorre com quem não se identifica.

    Saudações

    ResponderExcluir
  5. Olá estou aguardando seu resumo para tentar entender o que você defende.

    ResponderExcluir
  6. Prezado(a) "Anônimo(a)",

    me prece que já esclareci a minha opinião. Que tal, você esclarecer a sua identidade?

    Saudações

    ResponderExcluir