segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PARA CAETANO VELOSO NÃO É MAIS PROIBIDO PROIBIR

Foi ele quem disse


Por Leoni (Diário de bordo)

Tenho ficado perplexo com a coluna semanal do Caetano no O Globo. Especialmente por sua tradição de posições inovadoras e ousadas. Além de ser o grande artista que é. Foram duas crônicas falando sobre Direito Autoral de cima do muro. Linhas e mais linhas para dizer que não tinha uma posição sobre o assunto no que se refere à internet. Finalmente, esse domingo, resolveu tomar partido – não sem antes dizer que os dois lados tinham razão (como se tratasse de dois times e não de uma construção através do debate) – e saiu com essa pérola: “É porque acho que devemos respeitar os direitos autorais. Sem concessões. A internet que se vire. Ela e toda sua multidão de internautas em blogs e redes sociais que se vejam na situação de introjetar as leis da vida off-line, a nossa vida. Daqui de fora, podemos exigir.”

Resumindo: ele não entende nada sobre a internet. Primeiro porque, como ele mesmo admite, não está nela. Afinal ele quer exigir “de fora”. Se você não conhece sobre o que está falando, o provável é falar bobagem. Como essa história de que “a internet que se vire”. Ora, a internet não existe da mesma forma que uma empresa, com presidente e diretores. É um conjunto caótico e descentralizado de milhões de colaboradores sem nenhuma hierarquia. Ele teria que convencer cada um dos participantes a concordar com a tese de que as leis da vida off-line são aplicáveis ao mundo virtual. Como se os bits obedecessem às regras dos átomos. Assim é fácil resolver. Caetano não quer mais que a garotada baixe músicas sem pagar, nem veja vídeos que não estão liberados por seus autores. Ora, nem o ditador do Egito consegue controlar a internet.

Sejamos razoáveis. Para esse novo mundo precisamos de novas soluções. Bater o pé não vai adiantar nada. Se queremos receber dinheiro temos que oferecer algo que as pessoas queiram comprar. Baixar música na rede já está deixando de ser importante. E nunca resultou em receitas significativas. A garotada está migrando para o streaming, ouvindo e descobrindo música no YouTube. Mas tio Caetano não aprova. Então, garotada, vamos obedecer os mais velhos. Mesmo que esse mais velho já tenha dito um dia que “É Proibido Proibir”.



SIGA O BLOG NO TWITTER!

Um comentário:

  1. É preocupante a postura desses artistas que reforçam as medidas que a nova ministra quer tomar em descotinuidade com tudo que o Minc vem construindo de democratizante no ultimos anos. Vale lembrar o pensamento expresso no blog da cantora Joyce: "O Creative Commons é uma excelente ferramenta de marketing, que atrai muitos simpatizantes entre artistas que ainda não alcançaram o sucesso - e por isso mesmo não têm nada a perder". http://outras-bossas.blogspot.com/

    Fico a pensar onde estão alienados, presos, essa forma de pensar de alguns artistas: sucesso, fama, dinheiro? Estamos num mundo onde deve-se inventar novas formas de viver, seja on-line ou off-line, embora acredite que essa diferença exista cada vez menos. Estamos num mundo pós-industrial cuja revolução digital abre novas perspectivas. No entanto, na cadeira de um governante (a ministra Ana) temos a estuda aplumada de um antigo Monarquista.(a lei e lógica é apenas uma só, sigam-na).

    Ridículo.

    Victor Furtado - Cineasta (cujas obras estão dentro do creative commons)

    ResponderExcluir