domingo, 5 de junho de 2011

A VEZ DA REGIÃO DO ALTO TIETÊ





Estive ontem na cidade de Poá prestigiando o I Encontro de Blogueiros do Alto Tietê com a companhia de outros(as) companheiros(as) da comissão do I Encontro Estadual. Apesar do frio, fiquei feliz em participar e ver como o nosso Estado tem avançado no debate acerca da democratização da comunicação social brasileira.

O evento foi bem elaborado tendo transmissão ao vivo pela internat (via stream) e ótima infraestrutura. O Centro Cultural Taiguara, local onde foi realizado o evento possui um grande auditório para duzentas pessoas e o mesmo estava cheio.

Durante o dia todo, foram realizados debates entre os presentes e também através do envio de perguntas e comentários dos internautas.

Pela manhã a mesa foi composta por Paulo Henrique Amorim (blog conversa afiada) e Eduardo Guimarães (blog da cidadania) que abordaram questões referentes ao marco regulatório na comunicação social e a necessidade de universalização da banda larga (PNBL).

Após o almoço, este "sujo" blogueiro e seu companheiro de luta Aparecido, fomos surpreendidos com o convite para participarmos da mesa. Com alegria e nos sentindo honrados, fomos em frente. Nos juntamos a Ana Maria Coelho, analista de mídia do Sebrae.

Tratamos de diversos temas como a importância da disseminação de eventos como aquele pelo interior, a responsabilidade que todos temos em nos manifestarmos na internet, a questão da necessidade de criarmos um corpo jurídico de apoio aos blogueiros progressistas e ativistas digitais em geral, a importância da internet no contraponto ao PIG, a questão do acesso ao mundo virtual realizado pelas escolas (professores e alunos), a sustentação financeira dos blogs e a necessidade de ver a rede mundial de computadores como uma importante ferramenta nas lutas sociais sem deixar de lado a participação efetiva (pessoal) nas decisões do nosso país.

Na mesa seguinte, a derradeira, participaram Leonardo Sakamoto (blogueiro do UOL), Leandro de Jesus (membro da comissão organizador do evento) e Ivan Valente (deputado federal do PSOL/SP) que abordaram temas sobre a participação da sociedade na luta pela reforma agrária e pelo exercício da cidadania nas redes sociais, a dificuldade que a região do Alto Tietê tem com a telefonica e o serviço de banda larga, dentre outros.

Ao final foi redigido um texto sobre os principais temas debatidos no encontro que será divuldado pela blogosfera.

Enfim, ficou mais uma vez demonstrada a força do ativismo digital na prática da cidadania. Trata-se de um caminho sem volta. Um caminho que se solidifica a cada dia.

PIG, tremei!

SIGA O BLOG NO TWITTER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário