quarta-feira, 28 de março de 2012

VÍDEO REPUGNANTE: A REALIDADE DA SAÚDE BRASILEIRA



Do Brasil Atual

São Paulo – Médicos de Rondônia repudiam as péssimas condições de atendimento no Hospital João Paulo II, da capital Porto Velho, único na região credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade, que tem o pior pronto-socorro do país conforme avaliação do Conselho Federal de Medicina (CFM), ganhou destaque na internet por causa das IMAGENS de um homem de 51 anos, ainda vivo, deitado no chão do necrotério, sendo atacado por larvas. O vídeo foi postado ontem (27).

“Uma pessoa viva jogada no chão de um necrotério é uma afronta a todos os direitos humanos. Nem bicho é tratado desse jeito”, diz o médico rondoniense Hiran Gallo, diretor do CFM. Segundo a Constituição brasileira, a saúde é um direito de todos e um dever do Estado.

O vice-presidente do Sindicato Médico de Rondônia, Willian Pachoalim de Melo, diz que o paciente, um trabalhador rural que ainda está vivo, aguardava atendimento desde o último dia 24. “Há cerca de dois meses ele tentou extrair um dente em casa, que acabou infeccionado e o levou a procurar atendimento médico.” Conforme o dirigente sindical, o hospital só acomodou o doente numa unidade intermediária entre enfermaria e UTI assim que soube da manifestação de repúdio do CFM e do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), publicada hoje (28) à tarde.

A gravidade do caso, no entanto, não é novidade, segundo Pachoalim. “É comum por aqui idosos pelo chão, pessoas nas mesmas condições aguardando por uma cirurgia.”

O Cremero e o Sindicato Médico de Rondônia vão entrar com ação civil pública contra o estado.
Recentemente, uma operação do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Justiça do Estado e a Polícia Federal levou à prisão gestores públicos, políticos e empresários acusados de desvio de recursos da saúde no estado. O governador Confúcio Moura (PMDB) é médico.

A reportagem não foi atendida pela Secretaria de Saúde de Rondônia.

SIGA O BLOG NO TWITTER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário