quarta-feira, 4 de julho de 2012

MANIPULAÇÃO GOLPISTA NO PARAGUAI

 

TV aponta manipulação em vídeo de encontro entre venezuelano e militares paraguaios

Dias atrás, Nicolás Maduro disse que acusações de ministra do novo governo do Paraguai não têm "relação com a realidade".

Do Opera Mundi

A rede multiestatal TeleSur publicou nesta terça-feira (03/07) a íntegra do vídeo usado pelo novo governo do Paraguai para acusar o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, de incentivar as Forças Armadas paraguaias a se rebelarem contra a cassação do presidente Fernando Lugo. Nas imagens, afirma a TeleSur, Maduro não aparece sozinho com os militares, como havia insinuado o material editado e transmitido por uma televisão paraguaia. Ele estava acompanhado de seus pares da Unasul (União de Nações Sul-americanas).



A ministra de Defesa do Paraguai, María Liz García, disse que recebeu ordens do novo presidente Federico Franco, que sucedeu Lugo em 22 de junho, de entregar à imprensa cópias da íntegra da gravação, que mostra os participantes do encontro entrando e saindo do local onde ocorreu a reunião. O vídeo editado, de um minuto e 50 segundos de duração, inclui fotos e nomes dos participantes. O governo do Paraguai disse que entregaria uma versão sem cortes a outros meios de comunicação do país.

Conforme informou a TeleSur, além dos chanceleres dos países do bloco regional estava também no encontro o secretário-geral, Alí Rodríguez. Na sexta-feira passada, García acusou Maduro de tentar incentivar um levante das forças armadas paraguaias, o que o tornou persona non grata do novo governo. O diplomata reiterou seu repúdio ao novo governo e afirmou que "não grato é o golpe dado contra o presidente Fernando Lugo”.

"Essas coisas que dizem essa pessoa de um governo ilegítimo como o que surgiu desse golpe de Estado te mostram o aspecto político e moral de quem acaba de dar um golpe e correm para acusar outros de dar golpes e contragolpes (…) Essa acusação não tem relação com a realidade", afirmou Maduro.

SIGA O BLOG NO TWITTER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário