quarta-feira, 3 de julho de 2013

EVO SEQUESTRADO E "DILMINHA PAZ E AMOR"


Presidente boliviano Evo Morales embarca em avião oficial para deixar Viena

O presidente da Bolívia, Evo Morales, esteve ontem em uma reunião em Moscou com outros países produtores de gás. Tema relevante para a economia boliviana. Após os debates, quando retornava ao seu país, Evo foi surpreendido.

O avião presidencial que o conduzia foi obrigado a parar em Viena (capital da Áustria) ao receber a informação de que vários países europeus como Itália, França, Espanha e Portugal haviam fechado os seus respectivos espaços aéreos para Evo.

Como se isso não bastasse, o boliviano passou pelo constrangimento de uma tentativa de revista na aeronave por parte de autoridades austríacas. 

Tudo isso porque desconfiavam que o ex-agente norte-americano Edward Snowden, que denunciou o criminoso esquema de espionagem do governo dos Estados Unidos estava na Rússia e que pediu asilo a 21 países (incluindo a Bolívia), poderia estar na aeronave. 

Após o fato, o Chefe de Estado Evo Morales afirmou não ser um criminoso e seguiu dizendo o que qualquer ser humano com alguns neurônios concorda: “eles agiram a mando dos EUA”. 

Trata-se de um ato gravíssimo que violou regras do direito internacional, feriu a soberania boliviana e colocou em risco a vida de todos os que estavam a bordo da aeronave. Esse fato precisa ser denunciado à ONU por não se tratar apenas de um crime praticado contra a Bolívia mas também por abrir um precedente perigosíssimo para as relações diplomáticas.

Para tanto é preciso que todos os países da América Latina se reúnam para realizarem tal denúncia e declararem repúdio ao ocorrido.

Até o momento, diversos Chefes de Estado latino-americanos se manifestaram publicamente contra o episódio. Dentre eles, Pepe Mujica, Rafael Correa, Cristina Kirchner e Nicolás Maduro.

Já o governo brasileiro, lamentavelmente, ainda não se manifestou a respeito seguindo a lógica protocolar imposta pelo status quo e aceita pela "Dilminha paz e amor".

SIGA O BLOG NO TWITTER!

2 comentários:

  1. Nota da Presidenta Dilma Rousseff

    O Governo brasileiro expressa sua indignação e repúdio ao constrangimento imposto ao Presidente Evo Morales por alguns países europeus, que impediram o sobrevôo do avião presidencial boliviano por seu espaço aéreo, depois de haver autorizado seu trânsito.

    O noticiado pretexto dessa atitude inaceitável – a suposta presença de Edward Snowden no avião do Presidente –, além de fantasiosa, é grave desrespeito ao Direito e às práticas internacionais e às normas civilizadas de convivência entre as nações. Acarretou, o que é mais grave, risco de vida para o dirigente boliviano e seus colaboradores.

    Causa surpresa e espanto que a postura de certos governos europeus tenha sido adotada ao mesmo momento em que alguns desses mesmos governos denunciavam a espionagem de seus funcionários por parte dos Estados Unidos, chegando a afirmar que essas ações comprometiam um futuro acordo comercial entre este país e a União Européia.

    O constrangimento ao Presidente Morales atinge não só à Bolívia, mas a toda América Latina. Compromete o diálogo entre os dois continentes e possíveis negociações entre eles. Exige pronta explicação e correspondentes escusas por parte dos países envolvidos nesta provocação.

    O Governo brasileiro expressa sua mais ampla solidariedade ao Presidente Evo Morales e encaminhará iniciativas em todas instâncias multilaterais, especialmente em nosso Continente, para que situações como essa nunca mais se repitam.

    Dilma Rousseff

    Presidenta da República Federativa do Brasil

    ResponderExcluir
  2. Antes tarde do que nunca. Espero que não fique apenas no papel.

    ResponderExcluir