terça-feira, 2 de novembro de 2010

MUDANÇA DE HÁBITO




Logo de cara uma novidade! Após ser eleita como a primeira mulher presidente da história brasileira, Dima foi convidada a estar, ao vivo, em diversas emissoras de televisão na noite desta segunda-feira e, como sempre, todos imaginaram que ela iria apenas à concessão pública da família Marinho. Ledo engano!
A sua primeira entrevista foi dada ao jornal da record e, posteriormente, ela se dirigiu aos estúdios do "jornal" nacional onde ficou à disposição dos "jornalistas" Willian Bonner e Fátima Bernardes.

A entrevista realizada na emissora do bispo Edir Macedo foi agradável e naturalmente respeitosa onde se viu duas repórteres conversando com a presidente. Já na outra emissora foi possível verificar dois aspectos:

1º O casal 45 teve que encarar, pela terceira vez consecutiva (sensacional!), uma entrevista com a sua candidata/inimiga (das outras duas vezes estiveram de frente com alguém que eles estavam acostumados a ver apenas nas reformas da mansão onde moram; um operário) eleita pela vontade popular.

2º Ficou nítida a diferença de tratamento dispensado à presidente, em especial por parte de Bonner, que nas entrevistas realizadas por aquele "jornal" durante a campanha foi ao ataque contra a candidata a ponto de ouvir de sua companheira de bancada o pedido para que ele deixasse ela responder e na noite de ontem a fera estava mansinha. Além da hipocrisia explícita, me parece que paira no ar uma certa preocupação daquela emissora com relação a criação da Lei de Mídia, uma vez que a impunidade que existe até hoje com relação aos meios de comunicação deixaria de existir e a Constituição Federal (Releia: Comparato encara o PIG) passaria a ser respeitada. Seria o fim da libertinagem praticada pela tv globo e todos os membros do PIG (eles chamam isso de censura!).

Alguns perguntarão: mas e as outras emissoras? As outras emissoras ficaram "chupando o dedo" porque se definiu que as entrevistas ao vivo seriam dadas apenas a record e globo por serem as de maior audiência. As outras foram atendidas mas não com entrevistas ao vivo, apenas gravadas. O que não concordo. Penso que o correto seria uma entrevista coletiva para todos os órgãos de imprensa no mesmo horário e local mas isso, aparentemente, ainda não é possível.

Ainda assim, vejo a atitude da presidente como um recado, em especial à globo de que ela tem que descer do pedestal em que sempre se colocou e perceber que não é a dona da mídia nacional e que, mesmo lentamente, o processo de democratização da comunicação social ocorrerá. Para tanto, será necessário que Dilma coloque no Ministério das Comunicações uma pessoa sem qualquer comprometimento com a monarquia midiática tupiniquim. Essas pessoas existem bastando a vontade presidencial para a indicação.

Aliás, esse é um dos mais importantes compromissos que o novo governo terá. Não há como aceitar mais quatro anos de tergiversações sobre o tema. O momento é de agir fomentando o debate junto a todos os setores da sociedade para que efetivamente seja possível vivermos em democracia.

É inadmissível, em especial, depois da baixaria (realizada pelo PIG) jamais vista durante uma campanha que o oligopólio midiático continue sem qualquer regulação.

LEI DE MÍDIA NELES!

SIGA O BLOG NO TWITTER!

2 comentários:

  1. Respondendo a pergunta de William Bonner: “Eu me entristeci em alguns momentos, mas acho que não cabe, em relação à imprensa, da parte de quem quer que seja, qualquer nível de crítica tentando coibir. Como já disse, prefiro as vozes críticas do que o silêncio das ditaduras. Me dou o direito de me defender, mas eu não tenho nenhuma complacência com processo de inibição da mídia. O controle remoto na mão do telespectador é o melhor controle em relação à mídia”

    Foi um tapa com luvas de pelica

    ResponderExcluir
  2. Já demorou de mais pra ser aprovada a lei de mídia. Essa pouca vergonha do PIG tem q acabar. Eles ñ podem dizer o q quiser sem ter que provar a veracidade da notícia.
    LEI DE Mídia neles! [2]

    ResponderExcluir