terça-feira, 5 de outubro de 2010

E A URNA ELETRÔNICA? NENHUMA DÚVIDA?


Muitos comentários foram feitos sobre os números finais da apuração das eleições 2010 nas últimas horas sem qualquer menção a segurança das urnas eletrônicas. Será mesmo que os números depositados nelas são rigorosamente iguais aos apurados? Por que, mais uma vez, é possível verificar que inúmeros candidatos não tiveram sequer um voto sendo que vários deles afirmam que foram votar portanto deveriam ao menos aparecer ao final da apuração com o seu único voto?
Além disso, o resultado final das eleições presidenciais no primeiro turno se mostrou muito diferente (para além da margem de erro) da maioria das pesquisas realizadas até o dia anterior da escolha popular, incluindo a de boca de urna (que estranhamente foi divulgada quase uma hora depois do final da votação e após a apuração já ter somado mais de 10% do eleitorado), a velha polêmica sobre a segurança das urnas eletrônicas me parece que merece ser novamente trazida à tona. Até que ponto elas são seguras? Há alguma forma de auditoria nessas apurações?
Publico abaixo o vídeo da entrevista realizada por Luiz Carlos Azenha com o engenheiro Amilcar Brunazo sobre a urna eletrônica brasileira. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário